Quarta-feira, 12 de junho de 2013 - 22h15
Acontece nesta quinta-feira (13/06), em Porto Velho, o I Curso de Ética profissional para médicos que integram o programa de residência médica de Rondônia.
O evento, promovido pelo Conselho Regional de Medicina de Rondônia (Cremero) tem participação especial da secretária-executiva da Comissão Nacional de Residência (CNRM), médica Maria do Patrocínio Tenório Nunes, e do vice-presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), Carlos Vital.
A coordenadora da CNRM, além de acompanhar os trabalhos dos médicos, como representante do MEC, fará palestra abordando questões relacionadas ao tema “Residência Médica e a Ética”. Maria do Patrocínio apresentará dados e informações que permitirão aos residentes visualizar um panorama geral da residência médica no Brasil. A médica falará ainda sobre sua impressão a respeito do programa de residência médica em Rondônia.
Além de promover o trabalho de educação continuada, segundo explicou a presidente do Cremero, Maria do Carmo Wanssa, o Cremero pretende aprofundar nos debates em torno de temas considerados polêmicos, como, por exemplo, preenchimento de prontuário e de atestados de óbito.
O evento terá início às 8h com palestra sobre “O Código de Ética Médica”, proferida pelo médico Carlos Vital. “Após a exposição, os residentes serão divididos em quatro grupos, cada um acompanhado por um médico facilitador, para a realização dos trabalhos”, destaca Maria do Carmo.
Durante a realização dos trabalhos, o grupo um preparará uma exposição com o tema “Plantão (Presencial/Sobreaviso/Supervisão)”, com orientação da médica Maria do Patrocínio. O segundo grupo abordará o tema “Considerações Éticas na Unidade de Terapia Intensiva – Cuidados Paliativos”, sob a orientação do médico Carlos Vital.
O grupo três falará sobre “Publicidade Médica”, com acompanhamento da médica Rita de Cássia, e, por sua vez, o quarto grupo tratará da “Documentação Médica (prontuário, atestados óbito e médico)”, sendo acompanhado pelo médico Eduardo Wanssa.
As apresentações, segundo adiantou Maria do Carmo, será feitas em plenário.
Os trabalhos se estenderão durante a manhã de sexta-feira, 14, com a simulação de um julgamento de processo ético, com explanações e debates. Está previsto também reunião com representantes da COREME (Comissão de Residência Médica), da CEREME, das secretarias de Saúde Estadual e Municipal e com coordenadores da Residência Médica.
Fonte: Cremero
Projeto da UNIR busca soluções para aquicultura
Com o objetivo de promover a integração e o fortalecimento da cadeia produtiva da aquicultura, docentes da Universidade Federal de Rondônia (UNI
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), anunciou a abertura do Processo Seletivo Simplificado para a contra
Escola do Legislativo inova com concurso interno para definir a nova logomarca da instituição
A gestão do Presidente Deputado Alex Redano promove a participação dos servidores na escolha da identidade visual da instituição, com um sistema de
Governador Marcos Rocha fortalece a educação em Rondônia com projetos de infraestrutura escolar
O governador de Rondônia, Marcos Rocha, tem investido fortemente na melhoria da educação em Rondônia, com foco em ações de infraestrutura que