Terça-feira, 4 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

Curso de Letras da Metropolitana recebe nota 4 do MEC


 Curso de Letras da Metropolitana recebe nota 4 do MEC - Gente de Opinião

O Curso de Letras da Faculdade Metropolitana obteve conceito 4 (muito bom) do Ministério da Educação (MEC), após visita de avaliação para reconhecimento realizada entre os dias seis e nove de maio.

Os avaliadores do MEC, nas visitas que duraram três dias, foi observar as condições não só do curso em questão como também a forma como ele interage com os demais cursos e projetos da Faculdade Metropolitana e a estrutura oferecida para o seu funcionamento. Os avaliadores entrevistaram alunos, monitores, egressos, professores, coordenadores de projetos e gestores da Instituição. Além de aferir a qualidade do curso e atribuir um conceito, eles também apontam o que pode ser melhorado.

Basicamente, o reconhecimento de um curso de graduação pelos avaliadores do MEC leva em conta três fatores: a organização didático-pedagógica, os corpos docente, discente e técnico-administrativo e as instalações físicas da instituição. No caso do Curso de Letras (Língua e Literatura) da Faculdade Metropolitana, os avaliadores incluíram visitas técnicas a laboratórios de informática e ao acervo bibliográfico do curso. Além disso, conheceram a estrutura geral da instituição.

A respeito do resultado da avaliação, a coordenadora do curso, professora Anelise Prazeres Veloso de Souza, graduada em Letras pela UNIR e com Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso, frisou: “o conceito 4 nos causou inusitada satisfação porque confirma o efetivo compromisso do curso com o ensino, a pesquisa e a extensão. Nossa equipe de professores, os alunos, a direção e a comunidade acadêmica como um todo estão festejando com muita alegria essa conquista”, conclui a professora

A diretora Acadêmica da Instituição, professora Nina Lee, ressalta que a conquista se deve, entre tantos aspectos, à seriedade com que a Faculdade Metropolitana trata a educação, atendendo não só aos dispositivos da legislação, mas também ao seu compromisso com a comunidade e a sua missão institucional. Além disso, atribui o conceito obtido à qualidade do curso, por toda organização e disposição curricular, e especialmente ao corpo docente, que com muita competência e o empenho dos colaboradores e técnicos administrativos, leva à frente a história de um curso que se consolida a cada nova.

Também o vice-diretor da Faculdade Metropolitana, professor Gilmar Nascimento, acredita que os fatores que mais contribuíram para o bom desempenho na avaliação foram o nível dos docentes, o envolvimento de professores, alunos e coordenadores nas atividades do curso e os projetos de ensino, pesquisa e extensão.

Fonte: Sérgio Mello
 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 4 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

 Projeto da UNIR busca soluções para aquicultura

Projeto da UNIR busca soluções para aquicultura

Com o objetivo de promover a integração e o fortalecimento da cadeia produtiva da aquicultura, docentes da Universidade Federal de Rondônia (UNI

Porto Velho abre Processo Seletivo Simplificado para serviço voluntário no programa “Unidos pela Educação”

Porto Velho abre Processo Seletivo Simplificado para serviço voluntário no programa “Unidos pela Educação”

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), anunciou a abertura do Processo Seletivo Simplificado para a contra

Escola do Legislativo inova com concurso interno para definir a nova logomarca da instituição

Escola do Legislativo inova com concurso interno para definir a nova logomarca da instituição

A gestão do Presidente Deputado Alex Redano promove a participação dos servidores na escolha da identidade visual da instituição, com um sistema de

Governador Marcos Rocha fortalece a educação em Rondônia com projetos de infraestrutura escolar

Governador Marcos Rocha fortalece a educação em Rondônia com projetos de infraestrutura escolar

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, tem investido fortemente na melhoria da educação em Rondônia, com foco em ações de infraestrutura que

Gente de Opinião Terça-feira, 4 de março de 2025 | Porto Velho (RO)