Sexta-feira, 22 de junho de 2012 - 16h56
O Conselho Regional de Medicina do Estado de Rondônia (Cremero) está realizando o Primeiro Curso Integrado de Ética para Médicos Residentes do Estado. A abertura do evento aconteceu, nesta sexta-feira (22), com a participação do vice-presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), Carlos Vital e da médica e secretária-executiva da Comissão Nacional de Residência Médica (CNMR) do Ministério da Educação, Maria do Patrocínio Tenório Nunes.
Na abertura do evento, no auditório do Conselho Regional de Medicina, a presidente do Cremero, Maria do Carmo Wanssa, destacou a importância do curso para os médicos residentes. Também prestigiou a abertura do curso diretor-tesoureiro do Conselho Federal de Medicina, médico Hiran Gallo. O curso tem como objetivo discutir o procedimento dos médicos de acordo com o código de ética.
Segundo a secretária-geral do conselho, Rita de Cássia Alves, as atividades são desenvolvidas em grupos, onde cada um discute um assunto dentro do tema ética. “Vamos debater a Publicidade Médica, Ética em Urgência e Emergência e Ética no preenchimento do prontuário médico, relação médico-paciente, ou seja, tudo que envolva o exercício da medicina”, pontuou a secretária-geral. Durante o curso, serão ministradas palestras sobre ‘O Código de Ética Médica; ‘A Medicina e o Direito’; e ‘Residência Médica e Ética’.
Além de ser temas que permeiam o cotidiano do exercício da medicina, no curso será abordado o panorama da residência médica no Brasil. Rita de Cássia falou ainda que o curso certamente ajudará a identificar questões como “Queremos saber como é esse residente no País. Qual é a sua formação”, observa.
Para o médico Hiran Gallo, o 1º Curso Integrado de Ética para Médicos Residentes de Rondônia se reveste da maior relevância, com a presença de Maria do Patrocínio e Carlos Vital. “Esse evento é um marco histórico para a medicina rondoniense. Já os jovens médicos vão poder levar informações de uma medicina de qualidade. A única coisa que lamento é ausência de algumas autoridades que não dão apoio ao evento de grande importância para saúde”, diz.
Conforme a presidente do Cremero, Maria do Carmo Wanssa, nos anos anteriores o curso era em formato de aulas semanais. Mas, este ano, o Cremero pediu para a comissão de residência liberar os residentes para participar de um evento no final de semana. Segundo ela, a expectativa é grande pela participação em debates. “A ética é um tema que se torna monótono se não houver um debate”, afirma.
Neste sábado (23), a programação contará com um julgamento simulado, com casos dos médicos que sofrem com processos éticos. O curso é obrigatório para todos os residentes do primeiro ano.
Fonte: Cremero
Mulheres rondonienses podem disputar bolsas de estudo gratuitas em Londres
O Santander Universidades abre as inscrições para a bolsa Santander Women | SW50 Leadership 2025 – LSE. O programa oferece 50 vagas para mulheres qu
Os mais de 43 mil alunos matriculados na rede municipal de ensino de Porto Velho no ensino infantil e fundamental, divididos em 141 escolas, sendo 84
Abertas as inscrições do Processo Seletivo Unificado 2025/1
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia inicia as inscrições para mais de 4 mil vagas no Processo Seletivo Unificado (PSU/
Programa Saúde Escolar acolhe crianças e adolescentes e facilita o aprendizado em Porto Velho
Com o objetivo de promover o desenvolvimento de crianças e adolescentes, oferecendo ações de prevenção, promoção e reabilitação da saúde e bem-estar,