Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

Curso pré-Enem municipal realiza Sarau no Teatro Banzeiros



A Prefeitura de Porto Velho promove nesta sexta-feira (21) o Sarau Histórico — “O Julgamento de Tiradentes”, idealizado pelo curso pré-Enem municipal, coordenado pela Secretaria Municipal de Assistência Social e da Família (Semasf) em parceria com Secretaria Municipal de Educação (Semed), por meio do Projeto Superação.

Na prática, o evento será um aulão diferenciado que utilizará a linguagem teatral para contar a história do “Mártir da Independência do Brasil”, alferes Joaquim José da Silva Xavier, o “Tiradentes” (1746-1792), figura central da “Inconfidência Mineira”, movimento que tentou libertar o Brasil do jugo português, no século XVIII.

O sarau terá início às 19h, no Teatro Banzeiros e terá a presença de professores de diversas áreas do conhecimento, entre eles, Lourismar Barroso e João Herbety Beto. Os professores estarão vestidos a caráter para motivar os estudantes presentes. O objetivo é ampliar os conhecimentos dos alunos sobre esta personalidade histórica brasileira.

A figura de Tiradentes é muito presente na nossa História e a aula em formato de sarau foi idealizada para estimular os alunos a estabelecer e compreender as relações fundamentais entre o presente, o passado e as mudanças ocorridas no país a partir de sua condenação a morte por enforcamento, por conspirar contra a Côrte Portuguesa.

Pensando nisso, a coordenação do pré-Enem, associada aos professores de história, elaboraram o aulão para que os alunos possam ter a possibilidade de aprender um pouco mais sobre esta figura tão contundente, já que o período em questão sempre é abordado em questões do Enem, bem como permite aos participantes um amplo espaço de debates e investigação.

Mas não é só isso. O sarau também apresenta outra característica, fugindo do conceito tradicional de ensino, ao permitir a exploração interdisciplinar, com o envolvimento de áreas como história, linguagem e literatura, numa aula interativa, que possibilita melhor compreensão do contexto histórico.

Fonte: Comdecom 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Governo de Rondônia reforça compromisso com educação ao entregar obras em escolas de Vilhena

Governo de Rondônia reforça compromisso com educação ao entregar obras em escolas de Vilhena

“A educação é o pilar fundamental para transformar vidas e promover o desenvolvimento do nosso estado. Essas obras são mais que estruturas físicas;

Cerrado brasileiro será destaque durante a 11° edição das Jornadas do Patrimônio 2024

Cerrado brasileiro será destaque durante a 11° edição das Jornadas do Patrimônio 2024

No próximo dia 29 de novembro, Brasília será palco da 11° edição das Jornadas do Patrimônio 2024, evento gratuito voltado a professores da rede públ

Programa Faculdade da Prefeitura ofertou mais de 1.200 bolsas de estudo na gestão Hildon Chaves

Programa Faculdade da Prefeitura ofertou mais de 1.200 bolsas de estudo na gestão Hildon Chaves

Realizar o sonho de ingressar em um curso superior é o anseio de muitos estudantes de baixa renda. Um caminho árduo diante da limitação financeira, ma

Palestra e Roda de Conversa encerram programação de Novembro Negro no IFRO

Palestra e Roda de Conversa encerram programação de Novembro Negro no IFRO

No dia 28 de novembro, o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) do Instituto Federal de Rondônia (IFRO), Campus Calama, promoverá do

Gente de Opinião Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)