Quinta-feira, 18 de março de 2021 - 14h46
Todos os Departamentos Regionais do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) estão disponibilizando cursos para o Projeto Escola SENAI Mais Digital. O objetivo é criar um novo método de Ensino a Distância (EaD) ofertando aos alunos cursos diferenciados, pois mesmo à distância, terão mais contato com o professor através das etapas das aulas ao vivo.
Na maioria dos EaD o aluno faz o curso autoinstrucional, ou seja, direto com a máquina e não se sente assistido pelo professor. Os DRs desenvolveram vários cursos e o de Rondônia oferece dois cursos da área da mecânica com duração de 60 horas – Metodologia de Projetos e Programação e Controle da Manutenção. No caso do SENAI-RO, ambos são cem por cento à distância, mas os alunos têm momentos de aulas ao vivo em cada curso. Esta modalidade tem um calendário específico. O aluno poderá se programar, pois cada curso é flexível e poderá ser feito de acordo com a sua disponibilidade.
Conforme Alexandre Custódio, da Coordenação de Educação SESI-SENAI-IEL-RO, os interessados podem efetivar a inscrição em qualquer lugar do Brasil. “O acesso é pela loja virtual do Mundo SENAI através da fan page produzida pelo DN – Mundo SENAI. A partir da inscrição e do pagamento, é matriculado na turma de Rondônia. E o acompanhamento será feito pelos nossos instrutores, os alunos terão acesso ao conteúdo, atividades e assim como a agenda das aulas ao vivo”, disse.
O maior diferencial destes cursos é que são ofertas abertas. Custódio explica que os cursos disponibilizados pelo SENAI-RO nesta modalidade, têm previsão de início ainda em março e finalizam em dezembro. “Vamos supor que o aluno fez a primeira etapa, então por causa de algum problema teve de parar, como as aulas são contínuas, ele vai retomar as aulas assim que puder, desde que termine no final do ano”.
Ainda segundo Custódio, o SENAI quer se posicionar para ser também uma instituição de referência no ensino à distância. A ideia é disponibilizar um EaD diferenciado com o perfil do SENAI.
Nesta plataforma também
estão disponíveis cursos semipresenciais, “Por exemplo, um aluno do
Rio Grande do Sul se matricula em um curso do SENAI-RO, nós temos este
intercâmbio para que ele faça a etapa presencial na unidade SENAI mais próxima de sua
residência. Existe essa sinergia entre os DRs participantes do projeto. Caso um
aluno de Rondônia se matricule num curso no Rio de Janeiro, mas que não
tenhamos aqui, então os DRs conversam para que este curso seja montado para
termos um laboratório avançado onde o aluno local possa participar das aulas
presenciais. Mas é preciso ter demanda”, afirma o técnico.
Segundo o coordenador de Educação Básica e Profissional do SESI-SENAI-IEL-RO, Jair Coelho, o SENAI-RO está tendo todo o cuidado na questão dos cursos disponibilizados para o SENAI Mais Digital. Todos os DRs estão em rede e os mesmos cursos integram o portfólio, que está sendo construído para ofertar uma modalidade de ensino remoto diferenciado. “Nesta primeira etapa, o DN pensou em cursos que já são comuns, mas outros cursos estão sendo pensados e desenvolvidos para ampliar a oferta”, garante.
Coelho lembra que o
Brasil tem mais de 400 unidades do SENAI que podem oferecer cursos neste canal.
“Por esta razão precisamos internalizar essa ferramenta para que os
rondonienses dos 52 municípios conheçam estes cursos disponíveis.
Independentemente se o curso foi ofertado pelo SENAI de Minas Gerais, São Paulo
ou Bahia ou de qualquer outro estado, ele pode se inscrever, fazer o curso,
receber seu certificado. Este sistema está evoluindo. Alguns DRs perceberam
esta vantagem e nós precisamos olhar mais de perto e otimizar e fortalecer o
trabalho em rede”, finalizou.
Palestra e Roda de Conversa encerram programação de Novembro Negro no IFRO
No dia 28 de novembro, o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) do Instituto Federal de Rondônia (IFRO), Campus Calama, promoverá do
Prefeitura de Porto Velho alerta para chamada escolar que começa nesta terça-feira (26)
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), iniciará a Chamada Escolar para o ano letivo de 2025, no período de
Mulheres rondonienses podem disputar bolsas de estudo gratuitas em Londres
O Santander Universidades abre as inscrições para a bolsa Santander Women | SW50 Leadership 2025 – LSE. O programa oferece 50 vagas para mulheres qu
Os mais de 43 mil alunos matriculados na rede municipal de ensino de Porto Velho no ensino infantil e fundamental, divididos em 141 escolas, sendo 84