Sexta-feira, 23 de maio de 2014 - 08h40
Diferentemente do que temos hoje, o Projeto de Xadrez na Escola Anísio Teixeira tinha como objetivo ser um espaço que articularia diversas formas do saber interdisciplinar, para assim garantirmos a aprendizagem dos nossos alunos de forma inovadora. Com tudo, o desafio era, além de expandir o potencial criativo dos jovens teixeirenses, criar laços eternos com o saber. As instituições de ensino que trabalham de forma Integral, deveriam ter como tarefa abrir suas portas e estabelecer parcerias e vínculos com as comunidades onde estão inseridas. Ai está o segredo, não parece ser tão difícil assim. Ou seja, um aluno que entra numa escola onde pode encontrar estrutura pedagógica aliada a tantos outros atrativos tende a se tornar uma local de excelência.
Esses são os desafios para as escolas públicas de forma geral. O futuro da educação brasileira está nas mãos de quem trabalha por ele e não dorme por ele, esperando cair do céu. Entendemos que as oportunidades de aprendizagem devem ir muito além da sala de aula, muito além de prova de português e matemática, nossos talentos não são apenas estes, inclusive na hora de avaliarmos nossos alunos. Suas qualidades devem ser vistas de forma geral, desde o momento em que o aluno adentra a escola. A instituição, ao oferecer seu produto, falo do saber como um todo, aproveita o potencial educativo existente, a ser corretamente explorado.
Fonte: Gualter Amelio.
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