Sábado, 28 de dezembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

Docente da São Lucas destaca influência da saúde bucal em tese de doutorado


Avaliação da influência da saúde bucal na qualidade de vida de pré-escolares no município de Porto Velho/RO foi destacada pelo Professor Mestre Ricardo Pianta, coordenador de Extensão da Faculdade São Lucas, em sua tese de doutorado na Universidade de São Paulo (Faculdade de Odontologia de Bauru). O trabalho mostra que nas últimas décadas tem sido registrado um grande avanço no estudo das relações organizacionais com relação à saúde. O estudo, segundo Ricardo Pianta, teve por objetivo avaliar o impacto das condições bucais na qualidade de vida de pré-escolares matriculados em creches comunitárias no Município de Porto Velho-RO e verificar o perfil socioeconômico das famílias e seu estado nutricional.

A amostra foi constituída por 210 pré-escolares entre 3 e 5 anos de idade onde foi adotado o Índice ceod para avaliação de cárie dentária e o Índice de Massa Corpórea para avaliação do estado nutricional. Foram aplicados questionários de avaliação de influência da saúde bucal na qualidade de vida (ECOHIS) e perfil socioeconômico aos pais ou responsáveis dos respectivos pré-escolares. A estatística descritiva foi realizada por meio de frequências relativas e absolutas e a sua análise por meio do teste de Correlação de Spearman, observando-se 49,52% de crianças livres de cárie dentária.

A classificação socioeconômica mostrou que 80,95% encontram-se na classe média inferior e que 40,29% tem renda familiar inferior a 2 salários mínimos. Quanto ao estado nutricional, 60,48% encontravam-se eutróficas e 25,71% magreza, não apresentando influencia significativa quanto à saúde bucal. Foi verificada relação estatisticamente significativa entre o ceod e seus componentes na qualidade de vida, concluindo-se que o impacto das condições socioeconômicas e influência da saúde bucal na qualidade de vida de crianças na idade pré-escolar podem nortear novas práticas em saúde objetivando reduzir as desigualdades na distribuição da cárie dentária na população.

A Banca avaliadora foi composta pelo Professor Doutor José Roberto de Magalhães Bastos (orientador), Professora Doutora Sílvia Helena de Carvalho Sales Peres (FOB/USP), Professora Doutora Maria Aparecida Miranda de Paula Machado (FOB/USP), Professor Doutor Alex Tadeu Martins (FEB/FAMEMA) e Professora Doutora Tânia Adas Saliba Rovida (UNESP/ARAÇATUBA).

Fonte: Chagas Pereira
 

Gente de OpiniãoSábado, 28 de dezembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Justiça assegura a continuidade do Curso de Medicina da FIMCA Vilhena

Justiça assegura a continuidade do Curso de Medicina da FIMCA Vilhena

A Faculdade Integrada Aparício Carvalho Vilhena (FIMCA Vilhena), instituição de ensino superior com sede em Vilhena, Rondônia, recebeu uma importan

Prorrogado o prazo de inscrição no Seletivo Unificado (PSU/IFRO) 2025/1 do IFRO

Prorrogado o prazo de inscrição no Seletivo Unificado (PSU/IFRO) 2025/1 do IFRO

Foram prorrogadas as inscrições do Processo Seletivo Unificado (PSU/IFRO) 2025/1 do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia.

PS UNIR 2025 - Inscrições abertas para 2.662 vagas em 64 cursos de graduação

PS UNIR 2025 - Inscrições abertas para 2.662 vagas em 64 cursos de graduação

A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) abriu nesta sexta-feira (20) as inscrições para o PS UNIR 2025, que irá selecionar novos alunos para ingre

MPF processa Universidade Federal de Rondônia para que bônus estadual volte a ser usado em seleção de alunos

MPF processa Universidade Federal de Rondônia para que bônus estadual volte a ser usado em seleção de alunos

O Ministério Público Federal (MPF) entrou com uma ação civil pública na Justiça Federal para obrigar, com urgência, a Universidade Federal de Rondôn

Gente de Opinião Sábado, 28 de dezembro de 2024 | Porto Velho (RO)