Quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016 - 05h18
A Coordenação do Mestrado Acadêmico em Estudos Literários da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) promoverá no próximo dia 22 de fevereiro, às 14h30, no Auditório Paulo Freire, em Porto Velho, a conferência Coronel Labre: sua vida e seu tempo, a ser proferida pelo professor doutor Hélio Rodrigues da Rocha.
Na conferência, o professor, que é lotado no Departamento de Línguas Estrangeiras e coordenador do Mestrado em Estudos Literários, apresentará o resultado da pesquisa de pós-doutoramento realizado no Programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), sob a supervisão do professor doutor José Augusto de Pádua, no período de fevereiro de 2015 a fevereiro de 2016.
Durante a pesquisa, o professor desenvolveu um estudo investigativo em busca de dados biográficos e bibliográficos de Antonio Rodrigues Pereira Labre, cidadão maranhense que, segundo registros, era advogado e, após defender a causa de um grupo de escravos no Maranhão, recebeu ajuda com destacamento de homens, arma, munição, mantimentos e embarcação do presidente da Província para realizar o sonho de explorar as riquezas da Amazônia.
“Como filho natural de Lábrea, município situado ao sul do Estado do Amazonas, à margem direita do rio Purus, investiguei os primórdios do processo de colonização dessa região da Amazônia brasileira. Não apenas por questões relacionadas à historiografia regional, mas, principalmente, pelo desejo e a necessidade de investigar o passado em busca de compreensão de inúmeras questões sociais, políticas, econômicas, etnográficas, antropológicas e identitárias é que desenvolvi este estudo voltado para a vida e o tempo do Coronel Labre, um dos principais colonizadores do rio Purus”, explicou o professor.
O professor realizou pesquisa de campo visitando as localidades por onde circulara o coronel Labre: São Luís, Caxias, Matões, Passagem Franca e Pastos Bons (MA), Rio de Janeiro (RJ), Belém (PA), Manaus (AM) e Lábrea (AM), na tentativa de encontrar vestígios sobre Antonio Rodrigues Pereira Labre.
“Essa pesquisa, portanto, preenche, em parte, o que a comunidade labrense, bem como historiadores, ignoravam sobre esse político, advogado, viajante e explorador da época do império”, exaltou Hélio Rocha, que nasceu em Lábrea e destaca que “precisava compreender minhas origens. Hoje sei que sou descendente de maranhenses, certamente, e não de cearenses.”
SERVIÇO:
Conferência: Coronel Labre: sua vida e seu tempo
Conferencista: Prof. Dr. Hélio Rodrigues da Rocha
Dia: 22 de fevereiro de 2016
Horário: 14h30
Local: Auditório Paulo Freire, Campus José Ribeiro Filho, em Porto Velho (BR 364, km 9,5, sentido Rio Branco)
Fonte: UNIR
Governo de Rondônia reforça compromisso com educação ao entregar obras em escolas de Vilhena
“A educação é o pilar fundamental para transformar vidas e promover o desenvolvimento do nosso estado. Essas obras são mais que estruturas físicas;
Cerrado brasileiro será destaque durante a 11° edição das Jornadas do Patrimônio 2024
No próximo dia 29 de novembro, Brasília será palco da 11° edição das Jornadas do Patrimônio 2024, evento gratuito voltado a professores da rede públ
Programa Faculdade da Prefeitura ofertou mais de 1.200 bolsas de estudo na gestão Hildon Chaves
Realizar o sonho de ingressar em um curso superior é o anseio de muitos estudantes de baixa renda. Um caminho árduo diante da limitação financeira, ma
Palestra e Roda de Conversa encerram programação de Novembro Negro no IFRO
No dia 28 de novembro, o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) do Instituto Federal de Rondônia (IFRO), Campus Calama, promoverá do