Domingo, 29 de dezembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

Educação: prefeitura forma mais 400 profissionais


O prefeito de Porto Velho, Roberto Sobrinho e o secretário municipal de Desenvolvimento Socioeconômico e Turismo, Agnaldo Nepomuceno entregaram para 400 alunos os certificados de qualificação profissional de cursos de garçom, armador, eletricista de baixa tensão, auxiliar de enfermagem, de administração, cabeleireiro, informática, Educação: prefeitura forma mais 400 profissionais  - Gente de Opiniãoturismo, transporte, comércio, piscicultura, entre outros, na noite da última sexta-feira, 11, no salão do Centro Pastoral João Paulo II, na Avenida Amazonas. A iniciativa foi para garantir mão-de-obra capacitada, a recolocação no mercado de trabalho e o aprimoramento dos trabalhadores em Porto Velho.

O prefeito Roberto Sobrinho disse que esta data marca a mudança gerada por esta qualificação profissional e amplia as possibilidades de inserção no mercado de trabalho. “Agradeço a secretaria de Desenvolvimento Socioeconômico e Turismo que viabilizou a execução deste programa de capacitação. Acreditamos que a família é importante, e a prefeitura se preocupa com a educação porque entende que esta transforma a vida. E para tanto estamos investindo em educação, desde os pequeninos de três anos de idade até estes que estão se formando, pois nunca é tarde para aprender alguma coisa e o que aprendemos meche com nossa personalidade e nos acrescenta. Tenho certeza de que o esforço destes alunos ao deixar a sua família em casa, não foi em vão”, disse o prefeito Roberto Sobrinho.

O Plano Territorial de Qualificação (Plantec), do Ministério do Trabalho e Emprego, tem regras estabelecidas pelo Governo Federal para a execução do curso. Em Porto Velho uma equipe do Ministério fez uma avaliação e a conferência de todos os alunos matriculados, só então, liberou o projeto. “Agradeço ao prefeito Roberto Sobrinho por me dar condições de trabalhar e agradeço a toda à equipe da Semdestur e dos nossos parceiros que contribuíram na ministração das capacitações. Somente neste semestre a prefeitura fez a inclusão de duas mil qualificações e até o final do ano serão quase três mil. São pessoas que na medida em que se instruem e aumentam suas rendas, melhoram as relações familiares e é bom também para as empresas, gerando um ciclo econômico na cidade”, afirma Agnaldo.

Participaram da solenidade, além do prefeito Roberto Sobrinho e do secretário da Semdestur, Agnaldo Nepomuceno, a representante do Ministério do Trabalho, Tereza Janete, a secretária adjunta da Semas, Edna Vasconcelos; a coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres, Mara Regina Valverde e o presidente do Sindicato dos Trabalhadores no comércio de bens e comércio de Rondônia, Francisco de Assis de Lima.Os alunos que participaram da formatura de 19 diferentes disciplinas, divididas em 21 turmas de cursos profissionalizantes ministrados pela Semdestur, agora poderão gerar renda para as suas famílias. São jovens atrás do primeiro emprego, autônomos, desempregados e produtores rurais que fizeram os cursos no Centro Pastoral, no salão da Igreja Nossa Senhora Aparecida e na Colônia Penal. Para o orador das turmas de formandos, Orlando Filho de Souza, é uma satisfação crescer, aprender e fazer novos amigos. “Tenho a satisfação de representar um grupo que deseja crescer e transformar o aprendizado em grandes empreendimentos. Agradecemos ao prefeito que nos oportunizou estes cursos, são estas iniciativas que movem a economia da cidade”, disse Orlando.

Luciana Regina Medeiros, recém formada em auxiliar administrativo, conseguiu oportunidade que tanto esperava. “Estou emocionada por receber meu diploma. Vai mudar tudo na minha vida, pois me formei em uma profissão que não tem nada a ver com o que eu trabalhava antes, vendedora de passagens aéreas”, disse Luciana.

Novas Vagas

Prefeito Roberto Sobrinho conseguiu em Brasília, junto ao Governo Federal através Programa Nacional de Acesso ao Ensino de Tecnologia e Emprego (Pronatec), 710 novas vagas de cursos de qualificação e profissionalizantes que estarão disponíveis ainda neste ano. Serão cursos voltados principalmente para a área da indústria.

Fonte: Rebeca Barca
Foto Quintela

 

Gente de OpiniãoDomingo, 29 de dezembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Justiça assegura a continuidade do Curso de Medicina da FIMCA Vilhena

Justiça assegura a continuidade do Curso de Medicina da FIMCA Vilhena

A Faculdade Integrada Aparício Carvalho Vilhena (FIMCA Vilhena), instituição de ensino superior com sede em Vilhena, Rondônia, recebeu uma importan

Prorrogado o prazo de inscrição no Seletivo Unificado (PSU/IFRO) 2025/1 do IFRO

Prorrogado o prazo de inscrição no Seletivo Unificado (PSU/IFRO) 2025/1 do IFRO

Foram prorrogadas as inscrições do Processo Seletivo Unificado (PSU/IFRO) 2025/1 do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia.

PS UNIR 2025 - Inscrições abertas para 2.662 vagas em 64 cursos de graduação

PS UNIR 2025 - Inscrições abertas para 2.662 vagas em 64 cursos de graduação

A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) abriu nesta sexta-feira (20) as inscrições para o PS UNIR 2025, que irá selecionar novos alunos para ingre

MPF processa Universidade Federal de Rondônia para que bônus estadual volte a ser usado em seleção de alunos

MPF processa Universidade Federal de Rondônia para que bônus estadual volte a ser usado em seleção de alunos

O Ministério Público Federal (MPF) entrou com uma ação civil pública na Justiça Federal para obrigar, com urgência, a Universidade Federal de Rondôn

Gente de Opinião Domingo, 29 de dezembro de 2024 | Porto Velho (RO)