Sexta-feira, 26 de julho de 2019 - 09h03
Em busca de uma Educação transformadora, ética e solidária e por ferramentas que nos possibilitem maior equilíbrio ante as intempéries da vida cotidiana, tantos nos espaços escolares como nos formativos, o Centro de Estudos Budistas Bodsativa de Porto Velho, promoverá palestra e minicurso curso sobre o tema com o historiador e pedagogo Fernando Leão.
Serão dois dias de programações relacionadas ao tema. Na sexta-feira (02), serão apresentados os conceitos de escola transformadora e a relação com uma verdadeira mudança do olhar na educação do país e no mundo, tendo quatro eixos como pilares deste programa, a empatia, o protagonismo, trabalho em grupo e criatividade.
No sábado (03), será apresentada a experiência educacional do Instituto Caminho do Meio, escola Caminho do Meio e Escola Vila Verde (reconhecida como uma das Escolas Transformadoras), pedagogia por projetos, olhar para o mundo interno e transformação do ambiente em que a escola está inserida. Projeto premiado e reconhecido pela sua importância educacional e social, e que amplia o compromisso da educação para além dos alunos, incluindo de forma mais integrativa professores e famílias.
Sobre o palestrante
Fernando Leão é historiador e vem atuando na educação nos últimos 30 anos. É vice-presidente do Instituto Caminho do Meio, entidade social que é gestora das escolas Caminho do Meio em Viamão (RS) e Vila Verde em Alto Paraíso de Goiás, tendo sido diretor pedagógico desta última até o ano de 2018.
A Escola Vila Verde (EVV) ganhou, em 2015, o prêmio Ashoka de Inovação. Sua sustentação pedagógica se dá a partir de um tripé: a Pedagogia de Projetos desenvolvida pelo filósofo Jonh Dewey; a preocupação com o meio ambiente a partir das observações de Fritjof Capra; e o olhar para o mundo interno inspirado no ensinamento budista.
Também faz parte da Comunidade Ativadora do Programa Escolas Transformadoras desde 2015 e é coautor de dois livros, O ser e o agir transformador - Para mudar a conversa sobre educação, e Criatividade: Mudar a educação e transformar o mundo. Também é aluno do Lama Padma Samten há 15 anos e tutor do programa de facilitadores do CEBB - Centro de Estudos Budistas Bodisatva.
Durante evento será lançado o e-book “Criatividade: Mudar a Educação, Transformar o mundo”. E pretende alcançar todos aqueles envolvidos com Educação e propostas inovadoras e necessárias para uma cultura libertária e de paz.
PROGRAME-SE
O quê: Palestra e minicurso sobre Educação Transformadora 1 e 2
Onde: Casa de Cultura Ivan Marrocos (Av. Carlos Gomes, 563 – Caiari)
Quando: Palestra (sexta-feira - 02/08) e Minicurso (sábado - 03/08)
Horário: 19h30 (sexta) / 09hs as 12hs e das 14hs as 17hs (sábado)
Inscrições: http://www.cebb.org.br/centros/ro/portovelho/
Contribuição Sugerida: Dois quilos de alimentos não perecíveis. (que serão doados para entidades filantrópicas)
Palestra e Roda de Conversa encerram programação de Novembro Negro no IFRO
No dia 28 de novembro, o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) do Instituto Federal de Rondônia (IFRO), Campus Calama, promoverá do
Prefeitura de Porto Velho alerta para chamada escolar que começa nesta terça-feira (26)
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), iniciará a Chamada Escolar para o ano letivo de 2025, no período de
Mulheres rondonienses podem disputar bolsas de estudo gratuitas em Londres
O Santander Universidades abre as inscrições para a bolsa Santander Women | SW50 Leadership 2025 – LSE. O programa oferece 50 vagas para mulheres qu
Os mais de 43 mil alunos matriculados na rede municipal de ensino de Porto Velho no ensino infantil e fundamental, divididos em 141 escolas, sendo 84