Segunda-feira, 11 de setembro de 2017 - 18h14
Os servidores dos municípios de Porto Velho, Ariquemes e Ji-Paraná poderão participar dos cursos de capacitação profissional e pós-graduação realizados pela Escola de Governo. Representantes das prefeituras firmaram convênio, nesta segunda-feira (11), com o governo de Rondônia, que também custeará toda a parte da formação continuada.
A Escola de Governo disponibilizou ainda, através dos convênios, 49 cursos de pós-graduação, pelos quais os alunos arcarão apenas com parcelas de R$ 99.
Todos os cursos são ministrados na modalidade ensino à distância.
“A capacitação do servidor é um sonho do governador Confúcio Moura”, explicou a superintendente de Gestão de Pessoas, Helena Bezerra.
Com 8 mil servidores estaduais já formados e 6 mil novos inscritos, Escola de Governo atende demanda que permaneceu reprimida por muito tempo. O governador Confúcio Moura é defensor da tese de que a universalização do conhecimento passa pelo ensino à distância com qualidade.
ECONOMIA
Par o prefeito Hildon Chaves, de Porto Velho, a parceria com governo de Rondônia é a melhor alternativa para a capacitação dos servidores. “O sistema é revolucionário e vai gerar economia”, destacou.
Hildon disse ao governador Confúcio Moura que o método ensino à distância começou com o apóstolo Paulo, que formou seguidores do cristianismo através de cartas, conforme a Bíblia cristã.
As novidades costumam assustar, porque remetem a um eventual desconforto, concordaram Confúcio Moura e Hildon Chaves. No início das inscrições para os cursos houve resistência dos servidores estaduais, admitiu o governador. “Fiz alguns vídeos, que foram postados no Facebook e produziram bons resultados”, acrescentou.
No tom informal que deu à assinatura dos convênios, Confúcio Moura recordou que, como deputado federal, dedicou 40% dos seus discursos à defesa do ensino à distância. Este modelo, segundo ele, beneficia o trabalhador, que vai estudar nos momentos que puder.
Segundo Confúcio, muitos servidores estaduais passaram bastante tempo da carreira realizando tarefas aprendidas com seus antecessores. “A formação proporciona que momentos de reflexão e mudança nos processos que estão acostumados a realizar”, afirmou.
DEMANDAS
A formação oferecida pela Escola de Governo está consolidada e, conforme Confúcio, gera demanda dos servidores estaduais. “Eles pediram cursos para os agentes penitenciários. Estamos providenciando o atendimento”, concluiu.
“Cabe às prefeituras cumprir o que está estabelecido nos convênios, mas o principal é que estimulem os servidores a concluírem os cursos”, alertou Michele Mendes, diretora executiva da Escola de Governo.
As prefeituras de Ariquemes e Ji-Paraná enviaram representantes para a assinatura dos convênios.
Para aderir aos cursos, os servidores dos municípios conveniados farão adesão através do site da Escola de Governo de forma simplificada.
Fonte
Texto: Nonato Cruz
Fotos: Bruno Corsino
Secom - Governo de Rondônia
Governo de Rondônia reforça compromisso com educação ao entregar obras em escolas de Vilhena
“A educação é o pilar fundamental para transformar vidas e promover o desenvolvimento do nosso estado. Essas obras são mais que estruturas físicas;
Cerrado brasileiro será destaque durante a 11° edição das Jornadas do Patrimônio 2024
No próximo dia 29 de novembro, Brasília será palco da 11° edição das Jornadas do Patrimônio 2024, evento gratuito voltado a professores da rede públ
Programa Faculdade da Prefeitura ofertou mais de 1.200 bolsas de estudo na gestão Hildon Chaves
Realizar o sonho de ingressar em um curso superior é o anseio de muitos estudantes de baixa renda. Um caminho árduo diante da limitação financeira, ma
Palestra e Roda de Conversa encerram programação de Novembro Negro no IFRO
No dia 28 de novembro, o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) do Instituto Federal de Rondônia (IFRO), Campus Calama, promoverá do