Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

Escola do Legislativo abre atividades letivas


As atividades letivas da Escola do Legislativo foram oficialmente iniciadas na manhã desta quarta-feira (15), numa solenidade que reuniu o presidente em exercício da Assembleia Legislativa, Hermínio Coelho (PSD); os deputados Maurão de Carvalho (PP), Ribamar Araújo (PT), Epifânia Barbosa (PT), Glaucione Rodrigues (PSDC), Jean Oliveira (PSDB) e Euclides Maciel (PSDB); o chefe da Casa Civil do Governo, Juscelino Amaral; o presidente da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo (Abel), Florian Madruga; a diretora geral da Escola do Legislativo, Dilma Santos, a reitora da UNIR, Maria Cristina, entre outras autoridades.

“A Escola tem cumprido o seu papel, promovendo cursos, seminários e outras ações educacionais. Mas, é preciso avançar ainda mais, pois a inclusão social é um grande desafio”, disse Hermínio.

Dilma Santos destacou a importância das parcerias para o êxito das ações desencadeadas pela Escola. “Graças ao apoio da presidência da Assembleia, ao trabalho dos nossos servidores e às parcerias, a Escola pode realizar um trabalho de qualidade em 2011 e em 2012 será ainda mais proveitoso, levando cidadania e qualificação para servidores, dependentes e a população em geral”, afirmou.

Para o deputado Maurão de Carvalho, “o nosso esforço é para fortalecer e ampliar as ações da Escola, inclusive interiorizando os seus serviços”.

Já a deputada Epifânia, que é educadora, declarou que apresentou indicação para que a Escola possa oferecer pré-vestibular aos servidores da Assembleia e seus filhos. “Na Unir, dos 40 aprovados em medicina, somente um é rondoniense. É preciso ampliar as opções de estudo para que possamos ter mais jovens na universidade e qualificados para o mercado de trabalho”.

O deputado Jean Oliveira lembrou que foi na gestão de seu pai, o ex-deputado Carlão de Oliveira, como presidente da Casa, que foi criada e implantada a Escola do Legislativo. “Tenho um carinho e uma atenção especial por essa instituição e tenho certeza que em 2012 vai ser uma ferramenta de grande valia para a sociedade rondoniense, como tem sido ao longo de quase uma década”, destacou.

O presidente da Abel fez questão de testemunhar que a Escola do Legislativo de Rondônia foi pioneira em ampliar a sua atuação. “Foi aqui que se ampliou o atendimento, passando a oferecer cursos aos dependentes dos servidores. Com o comprometimento que vemos da presidências, dos deputados e da direção, a escola está retomando o seu caminho de qualidade e pioneirismo”, afirmou.

Madruga anunciou que vai imprimir na gráfica do Senado exemplares da Constituição Estadual e da Lei Orgânica de Porto Velho em braile, pra servir de base de consulta aos deficientes visuais.
 

Assinaturas de convênios e protocolos

Na mesma solenidade, o presidente Hermínio Coelho assinou um protocolo de intenções com a Unir, para que as duas instituições possam estabelecer parcerias na área educacional.

“A minha determinação é de que haja parcerias com universidades, órgãos públicos, escolas, igrejas, sindicatos, associações e outras instituições. E a Unir deve tornar-se uma das nossas principais parcerias”, destacou Hermínio.

A reitora em exercício da Unir destacou a importância do protocolo assinado e fez um desafio: “Temos a necessidade de contratação de especialista em Libras (Língua Brasileira de Sinais) e queremos que a Escola forme novos profissionais nessa área”, disse Maria Cristina.

Hermínio assinou ainda convênios com a Abel e com o programa Interlegis, do Senado Federal, para a integração das Câmaras municipais, através do Tribunal de Cotas da União, Tribunal Superior Eleitoral e a Câmara Federal.

Fonte: ALE/RO

Gente de OpiniãoDomingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Mulheres rondonienses podem disputar bolsas de estudo gratuitas em Londres

Mulheres rondonienses podem disputar bolsas de estudo gratuitas em Londres

O Santander Universidades abre as inscrições para a bolsa Santander Women | SW50 Leadership 2025 – LSE. O programa oferece 50 vagas para mulheres qu

Ações voltadas à educação, saúde dos educandos e entrega de kits para todos os alunos da rede municipal de ensino são prioridades da gestão Hildon Chaves

Ações voltadas à educação, saúde dos educandos e entrega de kits para todos os alunos da rede municipal de ensino são prioridades da gestão Hildon Chaves

Os mais de 43 mil alunos matriculados na rede municipal de ensino de Porto Velho no ensino infantil e fundamental, divididos em 141 escolas, sendo 84

Abertas as inscrições do Processo Seletivo Unificado 2025/1

Abertas as inscrições do Processo Seletivo Unificado 2025/1

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia inicia as inscrições para mais de 4 mil vagas no Processo Seletivo Unificado (PSU/

Programa Saúde Escolar acolhe crianças e adolescentes e facilita o aprendizado em Porto Velho

Programa Saúde Escolar acolhe crianças e adolescentes e facilita o aprendizado em Porto Velho

Com o objetivo de promover o desenvolvimento de crianças e adolescentes, oferecendo ações de prevenção, promoção e reabilitação da saúde e bem-estar,

Gente de Opinião Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)