Segunda-feira, 4 de abril de 2022 - 19h52
Com modelo de ensino integral, a Escola Estadual de Ensino Médio Lydia Johnson de Macedo, tem sido referência na preparação educacional e profissional. De estudo orientado a projeto de vida, estudantes desenvolvem na prática projetos significativos para o sucesso além do ambiente escolar.
João produz o material utilizado no Clube de Jornalismo
Clubes de dança, esporte e até de jornalismo, fazem parte do método de ensino da Escola Lydia Johnson. O motivo para as variedades é justamente o direcionamento para alunos que vivem uma fase marcada por escolhas tão importantes na vida: “que faculdade fazer? ou “com o que vou trabalhar?”. Perguntas como essas já foram feitas pelo aluno João Henrique, de 17 anos. No 3° ano do ensino médio, João faz parte do clube de jornalismo da escola, colocando em prática a escrita e outras funções jornalísticas presentes em uma redação.
“Depois de passar pelo clube de livros, tive a ideia de criar o clube de jornalismo. Para mim, a prática da escrita seria muito importante nessa criação, porque em redações e vestibulares é algo muito cobrado. Todo dinamismo que a escola traz, sempre me ajudam a ter ideia do quero pro futuro e conhecer coisas que não conhecia”, disse ele.
UM OLHAR PARA O FUTURO
O projeto de vida, método presente na escola, é uma ferramenta essencial que ajuda os alunos a pensarem na carreira a ser seguida e o que é necessário para alcançar os objetivos profissionais. A diretora da escola, Débora Macedo, explica que a escola precisa estar presente na vida do aluno e ensinar além da grade curricular.
“Eu penso que quando a escola ajuda a direcionar o aluno, o caminho para alcançar aquele objetivo profissional é encurtado. É essa falta de ajuda e direcionamento que fazem muitos jovens perderem tempo em funções que não agregam aos sonhos pessoais de cada um”, disse a diretora.
Diretora destaca papel da Escola no ensino além da grade curricular
Os 240 alunos matriculados na Escola Lydia Johnson de Macedo, passam o dia estudando, com direito a café da manhã, almoço e lanche. São quase nove horas no ambiente escolar, sendo que pouco mais de sete horas destinadas à atividades e o restante para a alimentação e descanso. No estudo orientado, outro método de ensino, os alunos aprendem a otimizar o tempo de estudo e a organizar as atividades que devem ser feitas.
Outra ferramenta essencial no ensino são as eletivas, com assuntos mais específicos e atuais para serem debatidos entre professores e alunos. Os temas variam de “Drogas: Efeitos físicos e psicológicos” a “Cozinha na geografia”. Débora reforça os resultados da presença integral da escola.
“Aqui na escola vemos na prática o progresso de cada aluno. E todo esse progresso se resume à responsabilidade do ambiente escolar e mais ainda das ações realizadas aqui. A educação é a essência do futuro destes jovens”, concluiu.
Olimpíada de Administração abre inscrições para edição de 2025
Mostrar o valor da sustentabilidade nas organizações e formar profissionais mais conscientes. Esse é o principal objetivo da 2º Olimpíada Brasileira
Professora de Cabixi (RO) é homenageada por projeto que promove igualdade racial na educação
A professora Kerlen Patricia de Oliveira Souza, da Escola Municipal Chico Soldado, localizada no município de Cabixi (RO), foi homenageada com um Vo
Campanha de arrecadação de livros marca o Dia do Livro Infantil em parceria com a AJEB-RO
Em comemoração ao Dia Nacional do Livro Infantil, celebrado em 18 de abril, a Biblioteca Municipal Francisco Meireles, em parceria com a Associação
Deficiente auditivo destaca importância do aprendizado de Libras
O jovem Gabriel Franco dos Santos, 25 anos, disse que o aprendizado de Libras, a Língua Brasileira de Sinais, pela população ouvinte, tem um impact