Quinta-feira, 17 de fevereiro de 2022 - 14h32
No retorno às aulas presenciais deste ano, os estudantes da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Princesa Isabel, no município de São Miguel do Guaporé, foram acolhidos em um ambiente transformado com os investimentos do Governo de Rondônia. A entrega oficial da revitalização e aparelhamento ocorreu em cerimônia realizada nessa quarta-feira (16).
“É muito importante que nossos professores se sintam valorizados e nossos alunos fiquem felizes. A educação é transformadora. Nós já temos a melhor Educação da região Norte e a sexta melhor do país, e sonhamos mais alto, é com esses investimentos que alcançaremos”, disse o governador de Rondônia, Marcos Rocha. Ele ainda motivou os alunos a acreditarem em seus sonhos e lutarem para realizar eles com honestidade.
O deputado estadual Ismael Crispim, vice-líder do Governo na Assembleia Legislativa de Rondônia (ALE-RO), compartilhou com os estudantes que já foi aluno da Princesa Isabel e reforçou a importância da valorização do ambiente escolar, dos professores e principalmente alunos, para que da escola saiam cidadãos que irão contribuir para a sociedade nas mais diversas áreas de atuação.
Na escola, o Governo de Rondônia por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) investiu recurso na pintura de todo o ambiente interno, na reforma dos banheiros, distribuiu mais de 40 novos ares-condicionados para proporcionar salas de aulas climatizadas; adquiriu mais de 40 computadores para o laboratório de informática, e 52 notebooks foram destinados aos professores.
O prefeito Cornélio Duarte agradeceu pelos investimentos feitos na educação e pontuou que o apoio do Governo de Rondônia tem ajudado a transformar São Miguel do Guaporé.
O diretor da escola, Jairo Cardoso, destacou que os investimentos demonstram o compromisso do Poder Executivo com a Educação. “Essa escola tem recebido muitos benefícios do Governo de Rondônia, e tudo isso soma para o bom desempenho do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). “Nos sentimos estimulados em trabalhar com tanto empenho do Estado com a educação”. Na última avaliação do Ideb, a Princesa Isabel ficou com nota 5.1 no Ensino Fundamental e 4.1 no Ensino Médio.
A professora Valéria Cristina Fogues ressaltou o ineditismo de investimentos feitos pelo Governo de Rondônia na educação. “É a primeira vez que recebo um notebook para trabalhar com os alunos. É uma alegria muito grande, pois esse material tecnológico irá nos auxiliar a preparar aulas com mais qualidade”.
VALORIZAÇÃO
A escola é considerada a maior do município e da região da BR 429, uma das mais tradicionais, foi criada em 1987. Oferta ensino do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. Nela estudam mais 1.2 mil estudantes, que relatam estarem orgulhosos das melhorias que a escola recebeu.
“Mudou muita coisa, a escola está mais bonita com a pintura nova, os banheiros estão reformados e bem cuidados, e tudo organizado”, conta a estudante Mariana Klismamm.
Estudante da Princesa Isabel desde 2012, a jovem Carla Taís Jandrey destaca a evolução da escola. “Quando cheguei, a escola não tinha uma estrutura muito boa, porém aos pouquinhos foi mudando. Mas foi durante a pandemia que a escola mais mudou. A estrutura está melhor e nos deixa mais confortáveis. A pintura deixou a escola mais bonita, e nós mais motivados. Antes, as paredes eram rabiscadas, pintura velha, a gente lamentava por ter uma escola feia, e agora ficamos mais felizes. Além disso, os banheiros estão mais bonitos, com trancas nas portas e descargas que funcionam”.
“Quando eu cheguei na escola e vi novas pinturas, reformas, eu fiquei muito alegre, pois quando comecei a estudar aqui não era dessa forma. Estou feliz pelos investimentos na escola”, afirma o estudante Hoziel de Melo.
SEGURANÇA
Além disso, a escola preparou um ambiente para acolher os estudantes com os devidos protocolos de sanitários para proteção contra covid-19. “Tornamos o ambiente escolar seguro desde a entrada até a saída do aluno, fazendo a medição da temperatura, disponibilizando álcool em gel, fazendo a sanitização, e dividimos as turmas em dois momentos de intervalo para não ter aglomeração”.
Os aluno também destacaram que os cuidados adotados os fazem sentir protegidos e preparados para as aulas presenciais.”Estão tendo todo um cuidado e nos sentimos protegidos, e isso é muito bom”, disse Mariana.
Para a estudante Carla, os cuidados que a escola adotou devolveram a esperança de uma nova fase para a comunidade escolar.”Foram dois anos muito difíceis sem aulas presenciais, eu tinha receio desse retorno, mas sinto que a escola está bem preparada, usando muitas precauções, assim me sinto segura para continuar os estudos”.
“Eu não aguentava mais ficar sem aulas presenciais, eu amo os estudos. E a escola tem tomado todos o cuidados para esse retorno seguro com o uso de máscaras, álcool em gel, lavatórios para deixar sempre as mãos bem limpas, está muito bom”, afirma Hoziel.
DESENVOLVIMENTO
A visita à escola estadual Princesa Isabel encerrou a agenda do governador Marcos Rocha em São Miguel do Guaporé, onde o Governo entregou um pacote de ações e obras.
No município, o Estado fez a entrega de kits escolares fabricados por reeducandos, fez a entrega de coleções literárias às escolas municipais; fez a entrega de mudas de café clonal aos produtores rurais e ainda entregou a obra de duplicação e ciclovia da RO 481.
Mulheres rondonienses podem disputar bolsas de estudo gratuitas em Londres
O Santander Universidades abre as inscrições para a bolsa Santander Women | SW50 Leadership 2025 – LSE. O programa oferece 50 vagas para mulheres qu
Os mais de 43 mil alunos matriculados na rede municipal de ensino de Porto Velho no ensino infantil e fundamental, divididos em 141 escolas, sendo 84
Abertas as inscrições do Processo Seletivo Unificado 2025/1
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia inicia as inscrições para mais de 4 mil vagas no Processo Seletivo Unificado (PSU/
Programa Saúde Escolar acolhe crianças e adolescentes e facilita o aprendizado em Porto Velho
Com o objetivo de promover o desenvolvimento de crianças e adolescentes, oferecendo ações de prevenção, promoção e reabilitação da saúde e bem-estar,