Terça-feira, 22 de março de 2016 - 18h44
A escola estadual Francisco Alves Mendes Filho recebeu, no início do ano, o certificado de reconhecimento como instituição referência pelo Ministério da Educação (MEC), em inovação e criatividade na educação básica de ensino integral no Brasil. O projeto foi escolhido entre outros 682 inscritos por instituições públicas, particulares e organizações não governamentais do Brasil e será referência para novas políticas públicas.
Localizada em área periférica do município de Ariquemes, no bairro Jardim Nova República (Setor 9), a instituição atende 848 alunos em tempo integral e tem se destacado pelo trabalho realizado em prol da melhoria da qualidade da educação básica no Estado.
Tendo como primazia a qualidade do ensino ofertado, os professores buscam estratégias para congregar ações que visem o desenvolvimento integral do aluno, respeitando sua história, seus direitos individuais, ao mesmo tempo em que o faz sentir como sujeito importante para a transformação social.
Entre as atividades diversificadas que a ampliação do tempo escolar possibilitou, estão contempladas as pertencentes aos macrocampos expressão corporal e atletismo: música, teatro, judô, vôlei de areia e taekwondo, oferecidas em forma de oficinas pedagógicas nas quais o aluno realiza sua inscrição de acordo com as habilidades que pretende desenvolver.
A diretora da Escola, Cristiane dos Santos Souza, ressalta que essa autonomia dada aos alunos é um diferencial, pois ao possibilitar o estudante o direito de escolha para participar de uma atividade que se identifica, percebe-se o maior empenho e o rápido desenvolvimento dos mesmos.
Outro procedimento adotado pela escola e que tem contribuído de forma positiva nesta é a integração do currículo comum com as atividades do macrocampo e acompanhamento pedagógico. Desta maneira, existe a valorização, com o acréscimo da carga-horária de componentes curriculares como a língua portuguesa, matemática e ciências quando estas são colocadas como uma oportunidade de ampliar não só o tempo na grade curricular, mas a construção do conhecimento, explica Cristiane.
Visando otimizar o aproveitamento do tempo escolar, a instituição organizou, em 2015, salas ambientes. Assim, os materiais pedagógicos e recursos midiáticos ficam disponíveis para o acesso e uso do aluno, favorecendo que eles aproveitem melhor o tempo escolar, aliando, assim, os conhecimentos teóricos à prática.
De acordo com a diretora, essas iniciativas têm possibilitado a escola implementar o seu projeto político-pedagógico, criando alternativas para melhorar ainda mais os índices desenvolvimento da aprendizagem, das avaliações externas e internas, como também proporcionar a concepção dos adolescentes e jovens enquanto sujeito na sociedade moderna.
A partir de agora, a instituição terá o desenvolvimento de suas ações acompanhadas por meio de visita in loco de uma comissão de Orientação da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação.
Cristiane destaca a união e dedicação dos profissionais de educação como fatores do reconhecimento em inovação e criatividade na educação básica de ensino integral com o projeto implantado na Escola Chico Mendes.
“Essa conquista é mérito de toda equipe da escola, pela dedicação e empenho com projetos direcionados a comunidade escolar e do governador Confúcio por fazer acontecer”, comemora a diretora.
A Coordenadoria de Educação de Ariquemes, Núria Sagué, destacou o empenho e dedicação da equipe envolvida em buscar ações inovadoras com criatividade, para superar as limitações e alcançar a excelência, como medida preventiva, educativa e de pleno sucesso para toda a comunidade escolar.
“A Escola Chico Mendes, juntamente com os profissionais, está de parabéns, tornando referência para as demais escolas, não só na região, mas de todo Estado”.
Fonte
Texto: Suelly David
Fotos: Stanismar Senna Brito
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