Quinta-feira, 5 de março de 2015 - 17h11
O Fórum de Lixo e Cidadania realizado pela Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Rondônia no auditório do Ministério Público do Trabalho foi o momento escolhido pela entidade para anunciar que a Escola Rio Branco será o primeiro Eco Ponto da capital.
O Eco Ponto futuramente instalado também em outras escolas, será um local de coleta, inicialmente, de óleo usado de cozinha. Com o tempo, estes pontos poderão se tornar coletores de outros materiais recicláveis. O reconhecimento da Associação de Catadores ao trabalho de conscientização que a escola faz pela preservação do meio ambiente originou dos resultados obtidos na Gincana Ecológica realizada todos os anos pela Escola Rio Branco, coordenada pela professora Vânia Maria Silva. “Nós recebemos esta indicação para sermos um Eco Ponto com muita alegria. Isso é o reflexo da nossa gincana, que a cada ano tem uma importante contribuição na preservação do meio ambiente”, disse a professora.
A Gincana Ecológica realizada há cinco anos pela Escola Rio Branco, já coletou mais de 20 mil garrafas pets, cerca de 3 mil litros de óleo usados além de milhares de latinhas, retirados do meio ambiente pelos alunos que participam das provas da gincana.
O primeiro Fórum de Lixo e Cidadania realizado pela Asprovel e parceiros tem o objetivo de aprimorar as questões ambientais e também discutir as políticas publicas para fortalecer associações e cooperativas de catadores da capital. O evento trouxe a Porto Velho o especialista Tarcísio Valério Costa.As escolas estaduais e municipais foram convidadas e os alunos participantes se tornam multiplicadores de assuntos que vão desde a preservação básica do meio ambiente até a coleta seletiva do lixo doméstico. Para este tema, foi convidado o biólogo Wilsom Correia. “O município está finalmente implantando o aterro sanitário e a coleta seletiva dos lixos produzidos nas casas está sendo organizada, mas ainda temos que trabalhar para preparar as pessoas sobre a importância de selecionar o lixo. Existe uma diferença entre separar o lixo e acondicionar. É importante que as pessoas saibam que o lixo só será reaproveitado ou reciclado, se for selecionado corretamente” explicou.
O presidente da Asprovel, Geraldo Gonzaga de Lima acredita que este é um momento importante para a categoria. “Nós e os nossos parceiros, como a ambientalista Isabel trouxemos importantes assuntos pra esta discussão, e eu acredito também que as associações e cooperativas saem mais esclarecidas, fortalecidas e conscientes da importância da participação de cada um nesta luta pela preservação da natureza e do nosso meio ambiente”, disse.
O diretor da Escola Rio Branco, Allan Abreu, parabenizou todos os alunos que participaram das gincanas e contribuíram para este resultado, “A indicação da escola como parceira na luta pela preservação do meio ambiente nos deixa orgulhosos. É importante saber que as entidades diretamente envolvidas com a questão da preservação reconhecem o nosso esforço nesta luta”, finalizou.
Fonte / fotos: Nara Vargas
O governo de Rondônia inicia na próxima segunda-feira (13), o período de matrícula online para estudantes com deficiência e Transtorno Global do De
Programa Faculdade da Prefeitura abre inscrições para processo seletivo
As inscrições para o Processo Seletivo 2025.1, do Programa Faculdade da Prefeitura, começam na próxima segunda-feira (13) e vão até 19 de janeiro de 2
Senac abre portas para a transformação educacional e social há 79 anos
O Senac está comemorando 79 anos de história e é hoje uma referência em educação profissional no Brasil. Ao longo dessas quase oito décadas, a insti
Prefeitura de Porto Velho oferta mais 45 vagas para mestrado e doutorado em Educação Escolar
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), firmou mais um convênio com a Universidade Federal de Rondônia (Uni