Sábado, 17 de janeiro de 2015 - 07h44
Cinquenta e seis diretores e vice-diretores de 28 escolas públicas da rede estadual de ensino, eleitos pelo voto direto nos colégios da região Vale do Jamari e Machadinho d’Oeste para o triênio 2015-2017, foram empossados ontem, sexta-feira (16), no auditório da Câmara Municipal de Ariquemes. O ato contou com a presença do governador Confúcio Moura e da secretária estadual de Educação, Fátima Gavioli.
Pela segunda vez os dirigentes das escolas da rede estadual de ensino são escolhidos em eleição democrática realizada em 10 de dezembro de 2014, em mais de 300 escolas em todo o Estado. O modelo de gestão democrática adotado pelo Governo de Rondônia permite à comunidade decidir quem dirigirá as escolas pelo período de três anos, com direito à reeleição para um segundo mandato.
O diretor da escola Custódio Gabriel Filho, de Alto Paraiso, Valmir Batista de Souza, representou os empossados e leu o Termo de Compromisso e Responsabilidade. A diretora Marinez de Moreira, da Escola Albina Márcio Sordi, destacou a importância e o apoio do governador Confúcio Moura ao programa Gestão Democrática.
A vice-diretora da Escola Chiquilito Erse, de Buritis, Mariângela Cymeros Oliveira se emocionou: “Esta posse é a concretização de um sonho. Este momento é único! É o nosso trabalho reconhecido pelos pais, alunos e funcionários. Fizemos e apresentamos plano gestor para triênio 2015/2017, a comunidade e fomos vencedor.
A secretária Fátima Gavioli destacou a parceria como a chave para o sucesso da educação de qualidade. Segundo ela, os diretores foram eleitos democraticamente: “Quando eu olho para vocês eu os vejo como comandantes, não mais como simples soldados. Estamos em uma posição, onde existe um só caminho, que é a melhoria, caminhar, fazer e acontecer à educação de boa qualidade”.
Cabe agora a cada um dos empossados, segundo a secretária de educação, conquistarem os servidores, professores e trazer a comunidade para o nosso lado, para que juntos possamos melhorar a educação em Rondônia. “Eu gostaria de dirigir uma escola sem melindres, unida onde vocês fazem a diferença, porque a parte do governo, ele esta fazendo” disse a secretária.
O deputado estadual Adelino Falador também ressaltou o apoio do governador à iniciativa e se colocou à disposição da Seduc para o alcance das metas da educação. Para o deputado Saulo Moreira, gestão democrática é resultado do trabalho e do desafio lançado pelo governador no primeiro mandato. Elogiou a nomeação da secretária Fátima e desejou sucesso aos empossados. “Com companheirismo e a dedicação de todos os diretores eleitos, a nossa educação irá avançar, eu acredito. Pode contar com meu apoio na Assembleia Legislativa”, comprometeu-se.
“FIM DA INGERÊNCIA E MAIOR AUTONOMIA PARA O TRABALHO”
O governador Confúcio Moura lembrou que antes do programa Gestão Escolar os diretores de escolas eram escolhidos por indicação política que atrapalhava muito o ritmo da educação, diferente do que acontecem hoje, quando os gestores escolares são eleitos pelos pais, alunos e funcionários das escolas.
Disse que os diretores eleitos e empossados ganham maior autonomia para trabalhar. Os novos gestores terão a função de conduzir pelos próximos anos, o destino de milhares de crianças e jovens na revolução pretendida na educação, por meio da disseminação da cultura da paz, sem violência.
Participaram do ato um deputado estadual do Paraná, professor Flávio, deputado eleito Alex Redano; secretário adjunto da Casa Civil, Vitorino Cherque, secretário Executivo da Regional de Ariquemes, Vânio Marques, os prefeita de Jaru, Sonia Cordeiro; prefeito de Buritis, Toninho Correia, presidente da Câmara Municipal de Ariquemes, Adair Moulaz, e a secretária municipal de Educação de Ariquemes, Débora Raposo, que representou o prefeito Lorival Amorim.
Fonte
Texto: Suely David
Fotos: Bruno Corsino e Suely David
Decom - Governo de Rondônia
Palestra e Roda de Conversa encerram programação de Novembro Negro no IFRO
No dia 28 de novembro, o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) do Instituto Federal de Rondônia (IFRO), Campus Calama, promoverá do
Prefeitura de Porto Velho alerta para chamada escolar que começa nesta terça-feira (26)
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), iniciará a Chamada Escolar para o ano letivo de 2025, no período de
Mulheres rondonienses podem disputar bolsas de estudo gratuitas em Londres
O Santander Universidades abre as inscrições para a bolsa Santander Women | SW50 Leadership 2025 – LSE. O programa oferece 50 vagas para mulheres qu
Os mais de 43 mil alunos matriculados na rede municipal de ensino de Porto Velho no ensino infantil e fundamental, divididos em 141 escolas, sendo 84