Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

Estudantes de robótica de Rondônia são premiados


Gente de Opinião

Alunos da Escola Estadual Heitor Villas Lobos,
de Ariquemes, foram premiados ao expor o Robô Resgate

O projeto Desenvolvimento de Inteligência Robótica para Resgate realizado por um grupo de alunos do 2º e 3º anos do Ensino Médio da Escola Estadual Heitor Villas Lobos, em Ariquemes, foi premiado na categoria Destaque Unidades da Federação, na 13ª Feira Brasileira de Ciência e Engenharia (Febrace) em São Paulo (SP).

A Febrace, que é a maior do gênero na América do Sul, foi realizada pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), de 17 a 19 de março.

O protótipo apresentado pelos alunos do estado ajuda no resgate de vítimas em locais de difícil acesso e às próprias equipes de salvamento, de forma a oferecer também maior segurança aos agentes e às vítimas envolvidas em acidentes. Trata-se do “robô resgate”, desenvolvido pelos alunos do curso de Robótica Educacional, Jessé Dutra da Silva, Lincon Eloi Barbosa e Gabriel Teixeira Manfrinato, sob a orientação da professora Sandra Regina Viola.

De acordo com a coordenadora, a ideia do projeto surgiu da participação dos alunos na Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), na competição “Robot Rescue ‘A’”Aos poucos a atividade se tornou mais complexa e com fins sociais e humanitários, se transformando num experimento científico voltado para a inovação no desenvolvimento da inteligência robótica, que visa socorrer vítimas, principalmente de soterramento. “Foi  assim que recebemos credenciais para participar da Febrace e  III  Expo Nacional Brasil – Milset Brasil que se realizará em maio”, disse Sandra.

O aluno Gabriel Manfrinato, de 16 anos, explicou que o protótipo foi construído a partir de peças lego (encaixes, estruturas, polias, roldanas, servo motores e sensores) e é de ação autônoma programada a partir da plataforma “Lego Mindstorms NXT 2.0”.

No início houve dificuldades porque o projeto exigia maior emprego de recursos técnicos de programação de software e estruturas físicas. “Isso levou ao estudo e pesquisa de novos conceitos tecnológicos para aumentar a eficiência do protótipo”, lembrou Manfrinato.

Jessé da Silva, também de 16 anos,  cursa robótica desde 2012 e admitiu que sua  participação na Febrace tornou possível conhecer outras pessoas, culturas diferentes, além de fazer intercâmbio com alunos de outros estados por meio dos projeto apresentados.

O aluno Lincon Eloi Barbosa, de 17 anos, cursa robótica também desde 2012, e destacou o apoio e a preocupação do governo do estado em investir em projetos como o de Robótica Educacional nas escolas, estimulando os jovens a buscar novos conhecimentos e contato com a pesquisa científica.

“Eu mesmo estou tendo oportunidade. Quando criança já gostava da área de eletrônica, e na escola percebi que tenho grande potencial  e vou fazer engenharia mecatrônica. Para mim, essas competições são um grande incentivo”, ressaltou Lincon Barbosa.
 


Fonte
Texto: Suely David
Fotos: Suely David
Decom - Governo de Rondônia

Gente de OpiniãoTerça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Palestra e Roda de Conversa encerram programação de Novembro Negro no IFRO

Palestra e Roda de Conversa encerram programação de Novembro Negro no IFRO

No dia 28 de novembro, o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) do Instituto Federal de Rondônia (IFRO), Campus Calama, promoverá do

Prefeitura de Porto Velho alerta para chamada escolar que começa nesta terça-feira (26)

Prefeitura de Porto Velho alerta para chamada escolar que começa nesta terça-feira (26)

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), iniciará a Chamada Escolar para o ano letivo de 2025, no período de

Mulheres rondonienses podem disputar bolsas de estudo gratuitas em Londres

Mulheres rondonienses podem disputar bolsas de estudo gratuitas em Londres

O Santander Universidades abre as inscrições para a bolsa Santander Women | SW50 Leadership 2025 – LSE. O programa oferece 50 vagas para mulheres qu

Ações voltadas à educação, saúde dos educandos e entrega de kits para todos os alunos da rede municipal de ensino são prioridades da gestão Hildon Chaves

Ações voltadas à educação, saúde dos educandos e entrega de kits para todos os alunos da rede municipal de ensino são prioridades da gestão Hildon Chaves

Os mais de 43 mil alunos matriculados na rede municipal de ensino de Porto Velho no ensino infantil e fundamental, divididos em 141 escolas, sendo 84

Gente de Opinião Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)