Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

Estudantes de SP avaliam tema da redação como positivo



Camila Boehm – Repórter da Agência Brasil

Alguns candidatos ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que prestaram a prova na Universidade Mackenzie, centro da capital paulista, começaram a sair das salas logo após o término do tempo mínimo de permanência no local. Eles avaliaram como positivo o tema da redação, que este ano foi a violência contra a mulher, por ser um assunto muito comentado na imprensa.

Segundo o estudante Victor Vinícius, 20, esse segundo dia de prova foi mais puxado devido à redação. “Eu achei o tema da redação interessante, é um tema atual e traz um problema que está explícito na sociedade”, disse. Para compor o texto, ele contou que se baseou em dois pontos principais: o sistema de punição para o agressor e a difusão da mensagem dos direitos da mulher.

Daniel Rodrigues, 16, achou o tema da redação fácil. Ele contou que acompanha bastante os jornais e utilizou o conhecimento que adquiriu pela imprensa, além de o texto passado na própria prova ter ajudado também. “A ideia que os homens têm sobre as mulheres eu acho que é errada”, disse. De acordo com o estudante, as mulheres sofrem preconceitos pelo modo como se vestem, por exemplo.

Para Edvania Caroline, 19, a prova de hoje estava mais difícil que ontem, mas a redação ela achou fácil. “É um tema bem polêmico. Eu falei coisas que eu vejo no dia a dia, em que muitas mulheres são agredidas”, disse.

Em todo o estado de São Paulo, 1,2 milhão de alunos se inscreveram para a prova, de acordo com o Ministério da Educação.

A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) transmite ao vivo, a partir das 20h30, o programa Caiu no Enem, com comentários de professores e especialistas sobre as provas aplicadas no fim de semana.

O candidato pode acompanhar o programa pelo Portal EBC e pelas rádios MEC AM Rio de Janeiro, Nacional FM Brasília, Nacional da Amazônia e Nacional do Alto Solimões no sábado e no domingo, às 20h30. Na Rádio Nacional AM Brasília, o programa será transmitido apenas no domingo.

Os estudantes poderão participar e enviar perguntas aos professores usando a hashtag #EnemDia1 (no sábado) e #EnemDia2 (no domingo). Também é possível enviar comentários diretamente nos perfis da EBC nas redes sociais, pelo Facebook https://www.facebook.com/ebcnarede?fref=ts ) ou pelo Twitter.

O Caiu no Enem será veiculado pela TV Brasil, à meia-noite do dia 25 e à meia-noite e meia do dia 26.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Governo de Rondônia reforça compromisso com educação ao entregar obras em escolas de Vilhena

Governo de Rondônia reforça compromisso com educação ao entregar obras em escolas de Vilhena

“A educação é o pilar fundamental para transformar vidas e promover o desenvolvimento do nosso estado. Essas obras são mais que estruturas físicas;

Cerrado brasileiro será destaque durante a 11° edição das Jornadas do Patrimônio 2024

Cerrado brasileiro será destaque durante a 11° edição das Jornadas do Patrimônio 2024

No próximo dia 29 de novembro, Brasília será palco da 11° edição das Jornadas do Patrimônio 2024, evento gratuito voltado a professores da rede públ

Programa Faculdade da Prefeitura ofertou mais de 1.200 bolsas de estudo na gestão Hildon Chaves

Programa Faculdade da Prefeitura ofertou mais de 1.200 bolsas de estudo na gestão Hildon Chaves

Realizar o sonho de ingressar em um curso superior é o anseio de muitos estudantes de baixa renda. Um caminho árduo diante da limitação financeira, ma

Palestra e Roda de Conversa encerram programação de Novembro Negro no IFRO

Palestra e Roda de Conversa encerram programação de Novembro Negro no IFRO

No dia 28 de novembro, o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) do Instituto Federal de Rondônia (IFRO), Campus Calama, promoverá do

Gente de Opinião Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)