Domingo, 29 de dezembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

Estudantes do IFRO aprendem cálculo e desenho


  
A construção de pontes exige conhecimento profundo de cálculos estruturais e de materiais por parte de quem as projeta. Para os estudantes dos cursos de Edificações, Eletrotécnica e Informática do Instituto Federal de Rondônia (IFRO)/Campus Porto Velho esse conhecimento já começa a ser adquirido no início do curso. Com palitos de picolé e cola, eles construíram 18 pontes com o intuito de colocar em prática o que aprenderam na teoria. Para testarem os experimentos, os alunos participaram na última terça-feira, 08, na área de convivência do Campus, de uma competição para eleger a ponte mais bem projetada e com maior capacidade de suporte de peso.

Cerca de 120 alunos estiveram envolvidos nessa atividade, dividida em cinco etapas: Elaboração do desenho arquitetônico; cálculo estrutural, construção, capacidade de peso e, por último, a produção de um artigo científico. Por ser de natureza interdisciplinar, os experimentos contaram com a orientação de professores das áreas de física, engenharia, matemática e edificações.

De acordo com a Diretora do Campus, Mércia Coelho, a ideia de testar o experimento na presença dos jovens estimula a criatividade e o interesse pela pesquisa. “Este tipo de atividade favorece a aprendizagem e instiga o trabalho em equipe”, observa a Diretora, que ressalta ainda o trabalho coletivo dos professores, responsáveis pela elaboração do projeto.

Uma das competidoras, a aluna do Curso de Edificações, Ellen Rodrigues, observa que as atividades práticas servem de base para sua carreira profissional e torna o curso atrativo. “Nunca tinha participado de uma competição assim. Além de ajudar em minhas atividades que requerem cálculos, isso pode servir para minha futura faculdade”.

Essa é a segunda vez que o Campus Porto Velho promove esse tipo de campeonato. O primeiro ocorreu no ano passado quando os alunos do Instituto aceitaram o desafio de construir pontes com massa de macarrão.

Fonte: Ernani Baracho
 

Gente de OpiniãoDomingo, 29 de dezembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Justiça assegura a continuidade do Curso de Medicina da FIMCA Vilhena

Justiça assegura a continuidade do Curso de Medicina da FIMCA Vilhena

A Faculdade Integrada Aparício Carvalho Vilhena (FIMCA Vilhena), instituição de ensino superior com sede em Vilhena, Rondônia, recebeu uma importan

Prorrogado o prazo de inscrição no Seletivo Unificado (PSU/IFRO) 2025/1 do IFRO

Prorrogado o prazo de inscrição no Seletivo Unificado (PSU/IFRO) 2025/1 do IFRO

Foram prorrogadas as inscrições do Processo Seletivo Unificado (PSU/IFRO) 2025/1 do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia.

PS UNIR 2025 - Inscrições abertas para 2.662 vagas em 64 cursos de graduação

PS UNIR 2025 - Inscrições abertas para 2.662 vagas em 64 cursos de graduação

A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) abriu nesta sexta-feira (20) as inscrições para o PS UNIR 2025, que irá selecionar novos alunos para ingre

MPF processa Universidade Federal de Rondônia para que bônus estadual volte a ser usado em seleção de alunos

MPF processa Universidade Federal de Rondônia para que bônus estadual volte a ser usado em seleção de alunos

O Ministério Público Federal (MPF) entrou com uma ação civil pública na Justiça Federal para obrigar, com urgência, a Universidade Federal de Rondôn

Gente de Opinião Domingo, 29 de dezembro de 2024 | Porto Velho (RO)