Sábado, 19 de outubro de 2013 - 10h08
Na tarde da última quarta-feira, 16, a equipe do IFRO-Câmpus Porto Velho Calama, “Tambaqui Digital”, composta pelos alunos Gabriel Alves da Costa (2º ano Téc. em Informática Matutino), Pedro Roberto do Carmo Oliveira (3º ano Téc. em Eletrotécnica Matutino), Fernando Augusto Lombardi e Paulo Alecsander Vasconcelos (2º ano Téc. em Informática Vespertino), acompanhados pelo Professor Willians Pereira, embarcaram para a cidade de Fortaleza (CE) para representar o Estado de Rondônia na etapa nacional da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR).
“Acredito que os alunos tenham grandes chances para completar o desafio proposto pela OBR. Eles treinaram muito pra isso. Estávamos fazendo treinamento todas as noites e eles se empenharam muito para buscar a excelência. Acredito no potencial deles. Competiremos com grandes equipes e estamos preparados para essa competição”, disse o Professor.
A “Tambaqui Digital” foi medalha de ouro, do nível 2, da modalidade prática, na etapa regional, realizada em agosto, em Porto Velho-RO, garantindo vaga para a final nacional. “Será uma experiência extraordinária. Participei do projeto dos robôs, bem menos que a maioria, por isso, gostaria de agradecer ao meu colega Fernando Lombardi, que é um excelente programador. Ele tem sido um ótimo líder e inspiração para a equipe”, enfatiza o aluno Paulo Alecsander Vasconcelos.
Sessenta e oito equipes, compostas por alunos de Escolas de Ensino Médio e Fundamental (públicas e particulares) de todo o Brasil, participarão desta etapa da competição que tem como objetivo construir robôs para o resgate de vítimas, num ambiente hostil. Os robôs precisam ser completamente autônomos para cumprir sua missão de seguir uma trilha cheia de obstáculos e desafios, superar redutores de velocidade sem ficar preso, atravessar terrenos desconhecidos e trilhas que não podem ser reconhecidas, desviar de escombros e subir montanhas para salvar uma vítima – transportando-a para uma área segura, onde os humanos podem prestar os cuidados necessários.
“Gostaríamos de ganhar não somente pela sensação de vitória que levaremos para casa, mas também, pela oportunidade de irmos para as olimpíadas mundiais”, diz o aluno Fernando Augusto Lombardi. Os vencedores desta etapa se classificarão para representar o País na RoboCup Junior Mundial, em julho de 2014, a ser realizada no Brasil.
“Esta ação, mais uma vez, demonstra a conquista dos nossos alunos através de seus esforços e do empenho de seus professores na prática aprendida através dos ensinamentos em sala de aula. Além disso, o Câmpus Porto Velho Calama investe em equipamentos que proporcionem aos nossos alunos a possibilidade de praticarem e desenvolverem os saberes adquiridos durante seus estudos na Instituição. Aproveitamos para parabenizar a todos que se comprometeram para que alcançássemos esta conquista”, finaliza o Diretor-Geral Substituto, Carlos Augusto Bauer Aquino.
Fonte: Rosália Silva
Olimpíada de Administração abre inscrições para edição de 2025
Mostrar o valor da sustentabilidade nas organizações e formar profissionais mais conscientes. Esse é o principal objetivo da 2º Olimpíada Brasileira
Professora de Cabixi (RO) é homenageada por projeto que promove igualdade racial na educação
A professora Kerlen Patricia de Oliveira Souza, da Escola Municipal Chico Soldado, localizada no município de Cabixi (RO), foi homenageada com um Vo
Campanha de arrecadação de livros marca o Dia do Livro Infantil em parceria com a AJEB-RO
Em comemoração ao Dia Nacional do Livro Infantil, celebrado em 18 de abril, a Biblioteca Municipal Francisco Meireles, em parceria com a Associação
Deficiente auditivo destaca importância do aprendizado de Libras
O jovem Gabriel Franco dos Santos, 25 anos, disse que o aprendizado de Libras, a Língua Brasileira de Sinais, pela população ouvinte, tem um impact