Sábado, 9 de julho de 2016 - 08h10
Os estudantes da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Cândido Portinari, em Rolim de Moura, desenvolveram nesTa quinta-feira (7), nas dependências da instituição de ensino, o projeto “Alimentação e Saúde”, a fim de conscientizar a comunidade escolar sobre a alimentação saudável e levar a discussão para toda a comunidade.
O objetivo do trabalho foi discutir questões relacionadas aos hábitos alimentares e fazer uma relação com a saúde e a qualidade de vida, e ainda, desenvolver a metodologia de pesquisa científica nos trabalhos escolares. Os componentes curriculares envolvidos foram as disciplinas de Biologia, Orientação de Estudos e Pesquisas, Educação Física, Matemática e Sociologia.
Para o desenvolvimento do projeto, os estudantes do 1º ano do Ensino Médio do Projeto Integrar buscaram informações e conhecimentos por meio de pesquisas de campo, internet, entrevistas, visitas a domicílios e à Secretaria Municipal de Saúde, além de pesquisas realizadas com a contribuição dos estudantes do 7º ano. Contaram, especialmente, com a ajuda dos professores orientadores, Arlete Cassol e Israel Barbosa Martins, e sob a supervisão deles trabalharam os assuntos propostos.
Os temas de pesquisas foram os hábitos alimentares dos estudantes do 7º ano da escola Cândido Portinari versus problemas com o peso; Alimentação nas diversas fases da vida; salário mínimo e alimentação; anorexia, bulimia e obesidade; fome e mortalidade infantil; valor nutricional dos alimentos e alimentos diet e light/ doenças causadas pelo consumo de doces e gorduras.
PROJETO INTEGRAR
Os estudantes são beneficiados pelo Projeto Ensino Médio Integrar, uma iniciativa pedagógica inovadora, que propõe aulas interativas com o objetivo de proporcionar aos estudantes um ambiente de estudo, orientado por professores capacitados, que estimulem seu interesse pelo conhecimento e lhes deem subsídios para atingir suas metas pessoais.
A gerente da Educação Básica, Ana Pacini, explica: “Lançamos o projeto no início deste ano e já colhemos bons resultados com os estudantes mais participativos e motivados na aprendizagem, e é essa a proposta do Integrar, que busca trazer maior dinamicidade, contextualização e interdisciplinaridade nas aulas voltadas aos estudantes do Ensino Médio”.
Dessa maneira, pretende-se que haja um maior aprofundamento dos conteúdos trabalhados no decorrer de todos os três anos do Ensino Médio, e não apenas no último ano, como normalmente é feito, com a intenção de preparar os estudantes para os testes de entradas nas faculdades e universidades, além disso, os professores estão capacitados para tornar as aulas bem mais interessantes com o uso da internet, de vídeos, e outras mídias.
Para que as aulas sejam mais dinâmicas, interessantes e atendam aos objetivos propostos, os professores que atuam no projeto recebem formação em oratória, utilização de recursos midiáticos, assim como, formação continuada em sua área de atuação, seja ela Matemática, Geografia, Física e outras. Além dos profissionais terem a preferência da lotação de sua carga horária total ser na escola participante do projeto, também é oferecido a eles um incentivo financeiro diferenciado.
Fonte
Texto: Claudilene Regis
Fotos: Quintela
Secom - Governo de Rondônia
Governo de Rondônia reforça compromisso com educação ao entregar obras em escolas de Vilhena
“A educação é o pilar fundamental para transformar vidas e promover o desenvolvimento do nosso estado. Essas obras são mais que estruturas físicas;
Cerrado brasileiro será destaque durante a 11° edição das Jornadas do Patrimônio 2024
No próximo dia 29 de novembro, Brasília será palco da 11° edição das Jornadas do Patrimônio 2024, evento gratuito voltado a professores da rede públ
Programa Faculdade da Prefeitura ofertou mais de 1.200 bolsas de estudo na gestão Hildon Chaves
Realizar o sonho de ingressar em um curso superior é o anseio de muitos estudantes de baixa renda. Um caminho árduo diante da limitação financeira, ma
Palestra e Roda de Conversa encerram programação de Novembro Negro no IFRO
No dia 28 de novembro, o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) do Instituto Federal de Rondônia (IFRO), Campus Calama, promoverá do