Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

FACULDADE: Prefeitura cobre todos os custos da mensalidade



O sonho de cursar o ensino superior está mais próximo para 189 jovens e adultos selecionados para o programa Faculdade da Prefeitura. Os aprovados nas quatro fases e duas chamadas do processo seletivo realizado pela Prefeitura de Porto Velho participaram da cerimônia simbólica de assinatura do termo de concessão de bolsa, que aconteceu na noite de quinta-feira (22), no Teatro Municipal Banzeiros.

Estiveram presentes na cerimônia o prefeito, dr Hildon Chaves, o presidente da Câmara Municipal, Maurício Carvalho, o procurador do município, Moacir de Souza Magalhães, o vice-presidente do Conselho da Faculdade da Prefeitura, Augusto Leite, o secretário municipal de Assistência Social e da Família (Semasf), Claudi Rocha, entre outros envolvidos no projeto.

O evento, além de consolidar a aprovação dos candidatos, serviu ainda para apresentar aos novos estudantes os compromissos e deveres de cada uma das partes. Enquanto a prefeitura se compromete em cobrir todos os custos referentes a mensalidade, matrícula e rematrícula, os alunos devem respeitar algumas regras como: no máximo duas reprovações por nota durante todo o curso e não reprovar por falta. Fica permitido apenas um trancamento total ou parcial durante toda a grade curricular.

“A educação é um instrumento poderosíssimo, é o melhor caminho para a inclusão social. Ao final dos cursos teremos cidadãos mais conscientes e mais preparados para o mercado”, comemorou o prefeito ao pedir para que cada um dos selecionados aproveite ao máximo a oportunidade.

Participam com a oferta de vagas o Centro Universitário São Lucas, a Faculdade Porto FGV, Metropolitana e Faculdades Integradas Aparício Carvalho. Elas por sua vez ganham um desconto no valor do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN), que de 5% cai para 2%.

Entre os critérios de seleção do programa está o perfil social. O candidato precisa residir em Porto Velho há pelos menos cinco anos, ter cursado o ensino médio em escola pública, ter renda per capita mensal de até um salário ou renda familiar de até três salários-mínimos, além de ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). “Nessa segunda edição foram mais de sete mil inscritos, mais do que o dobro do último processo, foi um processo muito criterioso”, lembrou Augusto.

Felipe Teixeira, de 23 anos, foi selecionado para o curso de Medicina. O jovem garante que sempre almejou esse curso, mas não imaginava um dia ter essa oportunidade. “Eu fui bolsista no cursinho, estudei bastante para passar na federal, que não veio. Esse é um presente grande, nós aqui não temos condição de pagar e agora temos essa chance dada pela prefeitura”, comemorou o novo acadêmico.

Com o sucesso e preenchimento de mais de 80% das vagas ofertadas, a prefeitura já trabalha com a previsão de abertura de um novo processo no segundo semestre, preenchendo as remanescentes.

Fonte: Comdecom

Gente de OpiniãoTerça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Governo de Rondônia reforça compromisso com educação ao entregar obras em escolas de Vilhena

Governo de Rondônia reforça compromisso com educação ao entregar obras em escolas de Vilhena

“A educação é o pilar fundamental para transformar vidas e promover o desenvolvimento do nosso estado. Essas obras são mais que estruturas físicas;

Cerrado brasileiro será destaque durante a 11° edição das Jornadas do Patrimônio 2024

Cerrado brasileiro será destaque durante a 11° edição das Jornadas do Patrimônio 2024

No próximo dia 29 de novembro, Brasília será palco da 11° edição das Jornadas do Patrimônio 2024, evento gratuito voltado a professores da rede públ

Programa Faculdade da Prefeitura ofertou mais de 1.200 bolsas de estudo na gestão Hildon Chaves

Programa Faculdade da Prefeitura ofertou mais de 1.200 bolsas de estudo na gestão Hildon Chaves

Realizar o sonho de ingressar em um curso superior é o anseio de muitos estudantes de baixa renda. Um caminho árduo diante da limitação financeira, ma

Palestra e Roda de Conversa encerram programação de Novembro Negro no IFRO

Palestra e Roda de Conversa encerram programação de Novembro Negro no IFRO

No dia 28 de novembro, o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) do Instituto Federal de Rondônia (IFRO), Campus Calama, promoverá do

Gente de Opinião Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)