Quarta-feira, 17 de abril de 2019 - 08h35
A Faculdade Sapiens está com matrículas abertas para o curso de pós-graduação em Educação: Metodologias Ativas Aplicadas ao Ensino Superior, com uma grade curricular totalmente reformulada e inovadora, pensada na formação de professores facilitadores, alinhados às tendências educacionais do futuro. A aula inaugural acontece no dia 22 de abril.
O mercado de trabalho evolui em todos os seguimentos e com a Educação não é diferente. Cresce cada vez mais a demanda por profissionais mais ativos e autônomos e o docente do ensino superior tem papel fundamental neste processo.
A diretora Acadêmica da Faculdade Sapiens, Chirlany Mendanha, cita estudos que apontam que o aluno que apenas recebe o conteúdo de forma passiva em sala de aula o assimila da mesma forma que diante de uma TV, por exemplo. “As metodologias ativas, ao contrário disso, coloca o aluno como protagonista no processo de ensino-aprendizagem, explorando toda a sua capacidade cognitiva de forma ativa”, reforça Mendanha.
As metodologias ativas já vêm sendo discutidas e trabalhadas na estrutura do ensino básico com a nova Base Nacional do Comum Curricular (BNCC) e em breve seus efeitos serão sentidos em todas as etapas de ensino. A Faculdade Sapiens sai na frente, preparando os professores para quando estes alunos ingressarem no ensino superior.
“Precisamos preparar o docente para que ele seja facilitador e possa trazer autonomia para esses alunos”, reforça a diretora, explicando que, com as metodologias ativas, o professor traz para sala de aula conteúdos que levam o aluno a pensar em soluções, trabalhando estudos de caso ‘just time’, onde um problema tem que ser solucionado naquele momento, tendo como base situações pontuais da sociedade atual.
A grade curricular inclui disciplinas como Aprendizagem Baseada em Competências, Prática em Metodologias Ativas, Educação digital e Recursos Tecnológicos Educacionais e, ainda, Metodologia Científica com foco em Publicação e Participação em Evento Científico, numa forma de incentivar e valorizar a produção científica, totalizando carga horária de 400h/a.
A primeira mensalidade tem valor único de R$ 100,00 e egressos da instituição e grupos têm descontos especiais. A especialização tem duração de seis meses, com aulas as sextas, sábados e domingos, a cada 15 dias.
Para mais informações e matrículas acesse faculdadesapiens.edu.br/pos ou ligue 3211-6039.
Palestra e Roda de Conversa encerram programação de Novembro Negro no IFRO
No dia 28 de novembro, o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) do Instituto Federal de Rondônia (IFRO), Campus Calama, promoverá do
Prefeitura de Porto Velho alerta para chamada escolar que começa nesta terça-feira (26)
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), iniciará a Chamada Escolar para o ano letivo de 2025, no período de
Mulheres rondonienses podem disputar bolsas de estudo gratuitas em Londres
O Santander Universidades abre as inscrições para a bolsa Santander Women | SW50 Leadership 2025 – LSE. O programa oferece 50 vagas para mulheres qu
Os mais de 43 mil alunos matriculados na rede municipal de ensino de Porto Velho no ensino infantil e fundamental, divididos em 141 escolas, sendo 84