Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

FARO recebe pesquisadores para discutir a engenharia de sedimentos no Brasil


 
Deu início na última segunda-feira, 28, o XII Encontro Nacional de Engenharia de Sedimentos - ENES, que pela primeira vez ocorre na região Norte, em Porto Velho. O evento é promovido pela Associação Brasileira de Recursos Hídricos – ABRH e sediado na FARO- Faculdade de Rondônia, campus BR.

A solenidade de abertura do XII ENES, realizada no Salão Nobre da FARO, apresentou a mesa diretiva composta pelo Presidente da Comissão de Engenharia de Sedimentos –pesquisador e Me. Henrique Bernini, o Presidente de Honra da Comissão – Dr. Newton de Oliveira Carvalho, a Subdiretora Acadêmica da FARO – Profa. Ana Célia Galdino, representantes da Universidade de Brasília – prof. Dr. Henrique Roig, do Sistema de Proteção da Amazônia–SIPAM – Mirian Marcolino, da Companhia de Pesquisa em Recursos Minerais–CPRM – Frederico Alves e da Agência Nacional de Águas–ANA – Pedro Cunha, além de participantes de diversos estados e de outros países.

Após a cerimônia, houve a Conferência Magna intitulada “A questão dos sedimentos no Brasil: uma visão da Sedimentologia”, ministrada pelo Dr. Newton de Oliveira Carvalho – ABRH.

Dentre as atividades, estão sendo realizados minicursos com os temas: Método Lógico para Redação Científica, ministrado pelo Dr. Teodorico Alves Sobrinho – UFMS; Hidrologia Espacial, ministrado pelo Dr. Raul Espinoza Villar – IRD/National University of San Marcos, Peru; Hidrossedimentos, ministrado pelo Dr. Álvaro José Back - EPAGRI.

Além de Ciclos de Palestras, Sessões Técnicas e Mesas-Redondas, abordando os impactos no processo de erosão, transporte e deposição de sedimentos. Exemplo disto, foi a primeira palestra, com o tema: “Geoquímica, Processos sedimentológicos”, desenvolvida pelo engenheiro químico e membro da ABRH - MG, Dr. Geraldo Wilson Junior, um dos maiores pesquisadores da área com experiência no Brasil, França e Bélgica.

“Tivemos discussões relevantes para a questão da engenharia de sedimentos no país, como o caso de Mariana, no Rio Doce, que foi um desastre causado pela barragem de rejeitos de sedimentos, e também assuntos que abordam a Rede Nacional Sedimentométrica com a ampliação e atualização desses estudos. Já para o nosso estado, temos discussões que podem refletir no problema do assoreamento do Rio Madeira.” – ressaltou Bernini.

A programação do XII ENES segue até o dia 02 de dezembro, finalizando com atividades de campo no rio Madeira e estação pluviométrica, para fazer medições e levantamento de dados hidrométricos para a Rede Sedimentométrica do Brasil.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Governo de Rondônia reforça compromisso com educação ao entregar obras em escolas de Vilhena

Governo de Rondônia reforça compromisso com educação ao entregar obras em escolas de Vilhena

“A educação é o pilar fundamental para transformar vidas e promover o desenvolvimento do nosso estado. Essas obras são mais que estruturas físicas;

Cerrado brasileiro será destaque durante a 11° edição das Jornadas do Patrimônio 2024

Cerrado brasileiro será destaque durante a 11° edição das Jornadas do Patrimônio 2024

No próximo dia 29 de novembro, Brasília será palco da 11° edição das Jornadas do Patrimônio 2024, evento gratuito voltado a professores da rede públ

Programa Faculdade da Prefeitura ofertou mais de 1.200 bolsas de estudo na gestão Hildon Chaves

Programa Faculdade da Prefeitura ofertou mais de 1.200 bolsas de estudo na gestão Hildon Chaves

Realizar o sonho de ingressar em um curso superior é o anseio de muitos estudantes de baixa renda. Um caminho árduo diante da limitação financeira, ma

Palestra e Roda de Conversa encerram programação de Novembro Negro no IFRO

Palestra e Roda de Conversa encerram programação de Novembro Negro no IFRO

No dia 28 de novembro, o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) do Instituto Federal de Rondônia (IFRO), Campus Calama, promoverá do

Gente de Opinião Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)