Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

Fechamento 40 mil escolas no campo desde 2001, diz Reitor


O reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Roberto Leher, denunciou, na quinta-feira (15), o fechamento de 40 mil escolas no campo desde 2001 no Brasil. Ele participou de audiência pública na Comissão de Direitos Humanos e Minoria da Câmara dos Deputados sobre o direito à educação no campo.

Colaborador do Fórum Nacional de Educação do Campo, Leher apontou ainda que as escolas existentes têm muitos problemas de infraestrutura, como falta de água e de esgoto. “Das escolas do campo que hoje temos no Brasil, só 15% têm acesso à rede de internet”, acrescentou.

O professor considera fundamental discutir o modelo de “municipalização” das escolas. Segundo ele, o modelo de financiamento da educação atual, por meio do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), baseia-se no número de estudantes, por isso, as escolas rurais com poucos alunos estão sendo fechadas. Para ele, a obrigação de manter essas escolas tem de ser da União, por meio de programas federais.

Autor do requerimento da audiência, o presidente da comissão, deputado Padre João (PT-MG), salientou as dificuldades enfrentadas pelos alunos do meio rural, como a distância das escolas. “Existem comunidades em determinados municípios que estão a 100 quilômetros da escola, por estradas de chão, que não são bem conservadas”, citou. “Por isso, que o índice de analfabetismo rural é altíssimo, vergonhoso”, completou. Segundo o professor Roberto Leher, nas áreas rurais brasileiras, a taxa de analfabetismo ainda é de 21% da população.

Especificidades

Diversos debatedores defenderam que os currículos das escolas do campo atendam às especificidades dos alunos e das famílias.

O representante da Rede CEFFAs (Centros Familiares de Formação por Alternância), Joel Duarte Benísio, foi um dos que fez a defesa. Ele salientou a “perspectiva revolucionária da pedagogia da alternância”. Trata-se de um processo de formação que articula períodos de vivência no meio escolar e no meio familiar, alternando a formação técnica na propriedade com a formação teórica geral na escola. A ideia é que haja, além das disciplinas básicas e obrigatórias, uma preparação para a vida associativa e comunitária.

Para o secretário de Políticas Sociais da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), José Gonçalves, a educação no campo deve ser diferenciada e contextualizada. Ela deve levar em conta, por exemplo, a questão da produção de alimentos e da preservação das riquezas naturais do País.

Críticas ao governo

Outros participantes no debate apontaram retrocessos na área de educação no governo Michel Temer, como a representante do Fórum Nacional de Educação do Campo, Clarice Campo.

Ela pediu engajamento dos trabalhadores na campanha “Educação é direito, não é mercadoria” e para lutar contra a aprovação da PEC do Teto de Gastos Públicos (PEC 241/16), contra o projeto de renegociação das dívidas dos estados (PLP 257/16) e contra as reformas trabalhista e previdenciária.

Além disso, ela pediu luta para a manutenção de orçamento para o Programa de Bolsa Permanência – programa de concessão de auxílio financeiro a estudantes matriculados em instituições federais de ensino superior em situação de vulnerabilidade socioeconômica e para estudantes indígenas e quilombolas. E ainda para assegurar o financiamento dos programas de alternância nas universidades.

Fonte: Agência Câmara

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Governo de Rondônia reforça compromisso com educação ao entregar obras em escolas de Vilhena

Governo de Rondônia reforça compromisso com educação ao entregar obras em escolas de Vilhena

“A educação é o pilar fundamental para transformar vidas e promover o desenvolvimento do nosso estado. Essas obras são mais que estruturas físicas;

Cerrado brasileiro será destaque durante a 11° edição das Jornadas do Patrimônio 2024

Cerrado brasileiro será destaque durante a 11° edição das Jornadas do Patrimônio 2024

No próximo dia 29 de novembro, Brasília será palco da 11° edição das Jornadas do Patrimônio 2024, evento gratuito voltado a professores da rede públ

Programa Faculdade da Prefeitura ofertou mais de 1.200 bolsas de estudo na gestão Hildon Chaves

Programa Faculdade da Prefeitura ofertou mais de 1.200 bolsas de estudo na gestão Hildon Chaves

Realizar o sonho de ingressar em um curso superior é o anseio de muitos estudantes de baixa renda. Um caminho árduo diante da limitação financeira, ma

Palestra e Roda de Conversa encerram programação de Novembro Negro no IFRO

Palestra e Roda de Conversa encerram programação de Novembro Negro no IFRO

No dia 28 de novembro, o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) do Instituto Federal de Rondônia (IFRO), Campus Calama, promoverá do

Gente de Opinião Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)