Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

Final da fase dos Jogos Escolares inicia com provas de xadrez


Gente de Opinião


Estudantes competem em várias modalidades para representar Rondônia na fase nacional em João Pessoa

A final Estadual Infantil dos Jogos Escolares de Rondônia (Joer) começou nessa terça-feira (26) com partidas de xadrez e de vôlei de praia, em duas das 11 praças esportivas de Cacoal. A secretária de estado da Educação, Fátima Gavioli, anunciou na abertura oficial do evento que o atleta classificado em Cacoal terá assegurada a passagem aérea para a fase nacional, em João Pessoa (PB), custeada pelo governo estadual.

“Por falta de apoio o atleta rondoniense não vai deixar de participar da fase nacional dos Jogos Estudantis da Juventude (JEJ), competição em nível nacional organizada pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), em setembro, em João Pessoa”, assegurou a secretária de Educação, Fátima Gavioli, na abertura oficial da fase estadual infantil em Cacoal.

A secretária informou aos participantes que o governo estadual já fez a aquisição das passagens aéreas para todas as delegações esportivas rondoniense. “Agora bastam se classificar”, enfatizou a secretária.

Nesta fase estadual infantil, estão credenciados 2016 atletas, árbitros, professores e coordenadores vinculados a 227 escolas públicas e privadas de 48 municípios.

Mateus Carlos Batista, 13 anos, é estudante do 8° ano na Escola Estadual Paulo Freire, em Presidente Médici. Em menos de um minuto, ele venceu Mariany Lino Lopes, de Pimenteiras, na primeira rodada de sete do Torneio Blitz de xadrez, na Escola Estadual Carlos Gomes.

“Foi fácil. O xadrez estimula o raciocínio, e isso me ajuda muito na área das exatas na escola”, disse Mateus Batista confiante de que é um dos favoritos a subir ao podio. Estudante do 7°ano da rede pública, em Ariquemes, Eleniza Souza Soares, 14 anos, perdeu para Vitor Bruno de Souza, de Cacoal, também no Torneio Blitz. “Nesta fase não me importo em perder, pois serve para conhecer os adversários que vou enfrentar na prova ‘Pensado’ do xadrez”, avaliou.

Gente de Opinião

Bruno Vinicius luta por na natação,
apesar de já classificado para o Sul-americano

Ainda pela manhã, os atletas do judô, karatê e taekwondo passaram pela pesagem; e na parte da tarde participaram das provas nessas modalidades.

A delegação da natação de Porto Velho, chefiada pelo professor Paulo Siqueira, é composta por 17 atletas. Entre eles está Bruno Vinícius Batista Mota, medalhista nacional, já classificado para o Sul-americano, mas o objetivo dele é se classificar para João Pessoa.

“Escolhi a natação por superação. Gosto de superar meus próprios limites e desafios, e a natação me proporciona isso”, disse o atleta que disputa nos Jogos Escolares os 50 metros nado costas.

Para o treinador de Bruno Vinícius, o professor Paulo Siqueira, a delegação tem atletas em potenciais para disputar a fase nacional, mas esbarra na falta de patrocínio.


Fonte
Texto: Paulo Sérgio
Fotos: Ésio Mendes
Secom - Governo de Rondônia

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Governo de Rondônia reforça compromisso com educação ao entregar obras em escolas de Vilhena

Governo de Rondônia reforça compromisso com educação ao entregar obras em escolas de Vilhena

“A educação é o pilar fundamental para transformar vidas e promover o desenvolvimento do nosso estado. Essas obras são mais que estruturas físicas;

Cerrado brasileiro será destaque durante a 11° edição das Jornadas do Patrimônio 2024

Cerrado brasileiro será destaque durante a 11° edição das Jornadas do Patrimônio 2024

No próximo dia 29 de novembro, Brasília será palco da 11° edição das Jornadas do Patrimônio 2024, evento gratuito voltado a professores da rede públ

Programa Faculdade da Prefeitura ofertou mais de 1.200 bolsas de estudo na gestão Hildon Chaves

Programa Faculdade da Prefeitura ofertou mais de 1.200 bolsas de estudo na gestão Hildon Chaves

Realizar o sonho de ingressar em um curso superior é o anseio de muitos estudantes de baixa renda. Um caminho árduo diante da limitação financeira, ma

Palestra e Roda de Conversa encerram programação de Novembro Negro no IFRO

Palestra e Roda de Conversa encerram programação de Novembro Negro no IFRO

No dia 28 de novembro, o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) do Instituto Federal de Rondônia (IFRO), Campus Calama, promoverá do

Gente de Opinião Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)