Quinta-feira, 22 de setembro de 2016 - 08h43
A Fundação Itaú Social é parceira do governo do Estado de Rondônia no setor educacional. O governador Confúcio Moura assinou, em junho, o Termo de Cooperação Itaú Social Tutorial Pedagógica, com a Fundação Itaú Social, durante o encontro de governadores do Brasil Central realizado em Mato Grosso, sem ônus para o Estado.
Na última segunda-feira (19), em Porto Velho, teve início mais uma etapa do Curso de Formação Continuada em Serviços para Professores, cujo objetivo é o de melhorar o ensino e aprendizagem e elevar os índices de educação no Estado.
A fase que será encerrada na próxima sexta-feira (23) conta com as participações de Priscila de Giovani, Paulo Corneane e Márcia Giopatto – todos do Itaú Social.
O Itaú Social, durante o período de até quatro anos, participará diretamente de Curso de Formação Continuada e depois toda metodologia pedagógica utilizada pelo Instituto Social será colocada à disposição de Rondônia.
O gerente de Formação Técnica e Pedagógica da Secretaria de Estado da Educação de Rondônia (Seduc), Marcos Shreder, afirmou que já ocorreram três fases. A primeira foi um workshop para conhecer o programa. A segunda foi a da plataforma on line para professor e a terceira um encontro presencial.
“Até o final do ano teremos mais três fases, duas plataformas online e uma presencial, sendo que esta última vai ocorrer no período de 7 a 11 de novembro”, destacou Shreder.
Inicialmente, 10 escolas de Porto Velho estão sendo atendidas, além de quatro Coordenações Regionais de Educação (Porto Velho, Ariquemes, Jaru e Cacoal), com a finalidade de que os convidados, pelo Itaú Social, conheçam a metodologia e depois venham aplicá-las no município.
A secretária de Estado da Educação, professora Fátima Gavioli, disse que o programa direcionada tutoria é uma metodologia de formação, complementar a outros tipos de processos formativos ao longo da trajetória profissional, que acontece na prática, a partir da reflexão sobre o exercício de suas funções, para promover mudanças no seu desempenho.
No cotidiano da escola, o tutor – geralmente um profissional mais experiente – reconhece e valoriza as competências do tutorado para, assim, desencadear o processo de aprendizagem e agregar novos conhecimentos, de caráter prático e modelar, ao contexto em que está atuando.
O foco do Programa Tutoria é a promoção do desenvolvimento profissional dos tutorados, de forma customizada e sempre com o objetivo de melhorar os resultados de aprendizagem. Para isso, a Fundação Itaú Social oferece formação em tutoria aos técnicos de secretarias de educação para que eles possam se apropriar da metodologia, compartilhá-la e aplicá-la com seus pares, professores e lideranças responsáveis pela gestão pedagógica nas escolas.
Para embasar a disseminação da metodologia, a Fundação Itaú Social desenvolveu as publicações Guia de Tutoria de Área e Guia de Tutoria Pedagógica, e uma série de dez vídeos que abordam as estratégias de tutoria.
Fonte
Texto: Antônio Queiroz
Fotos: Quintela
Secom - Governo de Rondônia
Governo de Rondônia reforça compromisso com educação ao entregar obras em escolas de Vilhena
“A educação é o pilar fundamental para transformar vidas e promover o desenvolvimento do nosso estado. Essas obras são mais que estruturas físicas;
Cerrado brasileiro será destaque durante a 11° edição das Jornadas do Patrimônio 2024
No próximo dia 29 de novembro, Brasília será palco da 11° edição das Jornadas do Patrimônio 2024, evento gratuito voltado a professores da rede públ
Programa Faculdade da Prefeitura ofertou mais de 1.200 bolsas de estudo na gestão Hildon Chaves
Realizar o sonho de ingressar em um curso superior é o anseio de muitos estudantes de baixa renda. Um caminho árduo diante da limitação financeira, ma
Palestra e Roda de Conversa encerram programação de Novembro Negro no IFRO
No dia 28 de novembro, o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) do Instituto Federal de Rondônia (IFRO), Campus Calama, promoverá do