Segunda-feira, 19 de setembro de 2022 - 13h52
Rondônia
conseguiu, com muitos investimentos e estratégias precisas, manter-se com o
sexto melhor Ensino Médio da Rede Estadual de Ensino do Brasil, um bom feito
diante de um cenário em que a educação mundial foi desafiada com o impacto da
pandemia. O resultado faz parte do novo ranking nacional do Índice de
Desenvolvimento da Educação Básica - Ideb, divulgado na sexta-feira (16).
O
resultado positivo é fruto de uma gestão que não interrompeu os investimentos
na Educação. Nos últimos quatro anos, foram reformadas mais de 80% das escolas,
implantados laboratórios móveis de Ciência e Biologia, renovados laboratórios
de informática e adquiridos materiais didáticos de qualidade. Outro grande
feito refere-se ao Cartão Alimentação, em que tanto o aluno quanto sua família
foram assistidos neste fator, ou seja, os estudantes foram beneficiados,
essencialmente em um período de insegurança alimentar. Mediante as circunstâncias,
professores e técnicos em Educação, também foram valorizados.
Mesmo com
o cenário nacional afetado pela pandemia, o Estado defendeu a sexta posição no
ranking nacional, e ficou em segundo lugar na região Norte. O que mostra que
Rondônia está dando prioridade à Educação.
CONTEXTO
NACIONAL
A nova
avaliação do Ideb traz dados referentes à educação brasileira em 2021, em um
período de emergência sanitária, e é por isso que o Ministério da Educação -
MEC, por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio
Teixeira pediu em nota; cuidado ao realizar a análise dos dados do Ideb.
Uma vez
que os critérios para compor os indicadores do Idep, o desempenho nos testes do
Sistema de Avaliação da Educação Básica - Saeb e a taxa de aprovação podem ter
sofrido interferência diante da adoção de diferentes estratégias pedagógicas
nos estados, devido à pandemia.
Um dos
aspectos que impede uma comparação entre os estados em relação à taxa de
aprovação é que, em alguns estados houve a adoção da aprovação automática, o
que pode ter influenciado em uma taxa de aprovação maior do que os estados que
não adotaram essa medida.
A
Secretaria Estadual de Educação - Seduc informou que o estado não adotou a
aprovação automática. Os alunos foram avaliados com atividades online, assim
como atividades impressas. Além disso, no Ensino Médio, somente 61,4% dos
estudantes brasileiros compareceram aos testes do Saeb, levando em consideração
o cenário pandêmico.
Desta
forma, essa redução da participação dos estudantes também impede que haja
comparação fidedigna dos resultados. Mesmo com todos os desafios e particulares
da avaliação do Ideb em meio à uma pandemia, a Educação de Rondônia registra na
história sua luta pela defesa da educação no pior cenário mundial dos últimos
anos; um resultado exitoso.
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