Terça-feira, 19 de julho de 2016 - 15h04
Porto Velho – Com o objetivo de apresentar os laboratórios e as reais condições de aprendizagem ofertadas para os 20 alunos participantes do projeto piloto de Reconversão Profissional, idealizado pelo Instituto Euvaldo Lodi Rondônia (IEL-RO) em parceria com o Senai-RO, foi realizada uma reunião com profissionais da Odebrecht, INSS e Consórcio Santo Antonio Civil (CSAC), na manhã de sexta-feira, 15 de julho, na unidade Senai Marechal Rondon. Este encontro integra a terceira etapa do projeto e depois de uma conversa preliminar, foi realizada uma visita às dependências da unidade Senai.
De acordo com o superintendente do IEL-RO, Edgar Teixeira, trata-se de um projeto pioneiro no Brasil, por envolver o setor privado, o setor público e as entidades IEL, e Senai para a conversão profissional de trabalhadores afastados pelo INSS. “Todos os atores envolvidos afirmam não conhecer algo similar no país” afirma Teixeira. “Esse é um projeto-piloto e após a sua conclusão e avaliação dos resultados, as ações serão estendidas a outras empresas e organizações e, também, aos trabalhadores que hoje estão afastados pelo INSS, mas sem vínculo empregatício” disse.
O diretor da unidade, Hélder Cavalcante falou sobre os cursos ofertados pelo Senai em especial os da unidade Marechal Rondon para o publico inserido no projeto de reconversão profissional, que tem como objetivo fornecer uma nova qualificação profissional diferente da que o assegurado exercia antes de seu afastamento, visando aproveitar as potencialidades em um novo trabalho. “Uma vez que essa pessoa tenha passado pelo IEL que identifica suas vocações e habilidades, analisando a deficiência e/ou limitação física e/ou cognitiva, a escola realiza a educação inclusiva, fornecendo conhecimentos para que ele tenha outras competências profissionais, visando reduzir desemprego, reposicionar o segurado no mercado de trabalho e a elevar a autoestima com a nova profissão”, comentou.
Cavalcante acrescenta que o certificado fornecido, bem como o curso ofertado não difere em nada do que é ofertado à comunidade quanto a qualidade, carga horária, por exemplo. Apenas são verificados os fatores limitadores do aluno (assegurado do INSS) e realizado adaptações nos ambientes de estudos (laboratórios) para atender os alunos dentro de suas capacidades. Além disso, os cursos apresentados no encontro são cursos de alta empregabilidade nas indústrias e empresas, além de proporcionar o empreendedorismo naqueles que porventura queiram ter o seu próprio negócio. Os cursos propostos são: Montagem e Manutenção de Computadores (IT Essentials), Mecânico de Veículos Leves e Eletricidade Automotiva.
No ponto de vista da gerente administrativo-financeiro do Consórcio Santo Antonio Civil (CSAC), Lilian Aparecida Pedroso, este projeto é importante por abrir oportunidades para os funcionários que estão em busca de uma reabilitação mediante uma reconversão profissional para o mercado. “A expectativa é a de que este colaborador tenha condições de permanecer no mercado de trabalho, mesmo atuando em outra profissão, que lhe dê condições de exercer e de prover sua família”, afirmou.
Sobre a iniciativa do IEL, Lilian parabenizou a equipe e disse que a instituição realiza trabalho efetivo de intermediário, visando identificar o perfil e a competência de cada um dos integrantes. “Juntamente com o IEL, estas pessoas vão se reencontrar de forma que se sintam úteis novamente, recuperando a autoestima. O trabalho do Instituto é fundamental, pois vai resgatar as potencialidades de cada um, abrindo portas para atuação em outras áreas”, esclareceu.
Reconversão Profissional
O projeto vai ao encontro das necessidades dos trabalhadores que buscam uma nova profissão e, uma nova perspectiva de colocação no mercado de trabalho ou de empreendedorismo, com resgate da autoestima e cidadania. As empresas têm a oportunidade de reintegrar ao trabalho àqueles colaboradores que conhecem a cultura organizacional, reduzir custos com afastamentos improdutivos ou absorver mão de obra para cumprimento de quotas de contratação de pessoas com deficiência. O governo, por sua vez, tem a possibilidade de reduzir seus gastos com os afastamentos custeados pelo INSS, principalmente, em se tratando de um momento em que o equilíbrio fiscal é a palavra de ordem.
O IEL vai realizar a análise profissiográfica dos trabalhadores, que tem como objetivos medir desempenho e identificar talentos; analisar perfil, vinculando o campo de interesse pessoal; analisar perfil, de acordo com suas limitações psicológicas e orientação profissional. O Senai realizará a capacitação dos trabalhadores, que tem como objetivo a formação de um novo profissional, com o desenvolvimento de habilidades e competências adequadas às novas exigências da ocupação.
Após essas etapas, o IEL vai disponibilizar para as empresas e organizações, o cadastro dos trabalhadores devidamente capacitados em uma nova ocupação. Todo esse processo será acompanhado pelo INSS, Ministério do Trabalho e Emprego e pelo Ministério Público do Trabalho.
Fonte: Carlos Araújo
O governo de Rondônia inicia na próxima segunda-feira (13), o período de matrícula online para estudantes com deficiência e Transtorno Global do De
Programa Faculdade da Prefeitura abre inscrições para processo seletivo
As inscrições para o Processo Seletivo 2025.1, do Programa Faculdade da Prefeitura, começam na próxima segunda-feira (13) e vão até 19 de janeiro de 2
Senac abre portas para a transformação educacional e social há 79 anos
O Senac está comemorando 79 anos de história e é hoje uma referência em educação profissional no Brasil. Ao longo dessas quase oito décadas, a insti
Prefeitura de Porto Velho oferta mais 45 vagas para mestrado e doutorado em Educação Escolar
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), firmou mais um convênio com a Universidade Federal de Rondônia (Uni