Quinta-feira, 24 de novembro de 2011 - 16h31
O Reitor do Instituto Federal de Rondônia, Raimundo Vicente Jimenez, acompanhado da Pró-reitora de Extensão e Relações Internacionais, Marilise Esteves, participou em Montreal, no Canadá, de um encontro com instituições ligadas à educação. No encontro, uma terceira parceria com os colleges canadenses foi firmada. Com o objetivo de ampliar parcerias para cooperação técnica e intercâmbio de ensino-aprendizagem entre os dois países, o evento ocorreu entre os dias 14 e 18 de novembro e reuniu cerca de 19 reitores dos Institutos Federais, promovido pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (CONIF).
A programação do encontro, atrelada ao Programa Ciência sem Fronteiras, priorizou temas como a pesquisa aplicada, organização/equiparação curricular e intercâmbio de ensino-aprendizagem, além de visitas às instalações de colleges canadenses, a exemplo do Parkland College, que oferece uma série de programas de treinamento nas áreas de negócios, educação, saúde, tecnologia, na área agrícola e profissionalizante. Para estabelecer a cooperação técnica, já está programada uma visita no primeiro semestre de 2012 de pesquisadores do Parkland aos campi do IFRO.
Para o Reitor, a viagem foi positiva, pois consolidou o compromisso com os projetos já em andamento, além de abrir novas oportunidades de cooperação em áreas tecnológicas. “Foi exitoso porque avançamos nas negociações”, ressalta Jimenez. Atualmente dois projetos estão sendo desenvolvidos em parcerias com os colleges canadenses Marie Victorin e New Brunswick: no Programa Mulheres Mil, que recebeu orientação e transferência tecnológica na área da moda e artesanato, e na Educação em Prisões.
No próximo ano, o IFRO realizará um seminário para aprofundar as experiências obtidas na educação em prisões com a presença do College Marie Victorin e dos Institutos Federais instalados nos Estados que possuem unidades de presidio federal. Atualmente, o Marie Victorin é o escritório da Unesco para fins de pesquisa aplicada em educação na área prisional.
Um dos maiores gargalos enfrentados pelos estudantes brasileiros na hora que decidem fazer um intercâmbio é com relação à fluência da língua estrangeira, tema discutido no encontro. De acordo com Jimenez, o CONIF pretende implantar em 2012 nos Institutos Federais um programa de ensino de línguas utilizando-se da modalidade EAD (Ensino A Distância). Além da questão do domínio da língua, os reitores também avaliaram outros pontos que muitas vezes interferem no intercâmbio, entre eles: diferenças na grade curricular dos dois países, certificação e aproveitamento de créditos, estágio no exterior e isenção de taxas escolares cobradas.
Histórico – Os primeiros entendimentos para acordos de cooperação técnica entre as instituições da Rede Federal e a ACCC foram realizados em 2010, com a visita de uma missão do CONIF ao Canadá. Em outubro do mesmo ano, o Rio de Janeiro sediou o I Encontro Brasil-Canadá, que reuniu 20 colleges, além das 42 instituições que compõem a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.
Fonte> Ernani Baracho
Justiça assegura a continuidade do Curso de Medicina da FIMCA Vilhena
A Faculdade Integrada Aparício Carvalho Vilhena (FIMCA Vilhena), instituição de ensino superior com sede em Vilhena, Rondônia, recebeu uma importan
Prorrogado o prazo de inscrição no Seletivo Unificado (PSU/IFRO) 2025/1 do IFRO
Foram prorrogadas as inscrições do Processo Seletivo Unificado (PSU/IFRO) 2025/1 do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia.
PS UNIR 2025 - Inscrições abertas para 2.662 vagas em 64 cursos de graduação
A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) abriu nesta sexta-feira (20) as inscrições para o PS UNIR 2025, que irá selecionar novos alunos para ingre
O Ministério Público Federal (MPF) entrou com uma ação civil pública na Justiça Federal para obrigar, com urgência, a Universidade Federal de Rondôn