Quarta-feira, 23 de setembro de 2015 - 05h03
O IFRO/Campus Porto Velho Calama promove, no próximo fim de semana, 26 e 27 de setembro, a etapa regional da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) de 2015. O evento, aberto a comunidade, além de docentes e discentes interessados em Robótica Educacional, acontece das 14h às 20h, no primeiro piso do Porto Velho Shopping.
De acordo com o professor Willians de Paula Pereira, Representante Estadual da OBR, haverá dois níveis de competição: Ensino Fundamental e Médio. Participam 30 equipes do nível médio e 12 equipes do nível fundamental, totalizando 160 alunos competidores. O Campus Calama estará presente à competição com 24 equipes, constituídas no total com cerca de 70 participantes, entre alunos e professores.
Iniciativa
O Campus Porto Velho Calama em conjunto com o Grupo de Pesquisa GPMecatrônica tem desenvolvido desde 2013 um trabalho de difusão da robótica educacional. Nesse sentido, começou a sediar a modalidade prática da Olimpíada Brasileira de Robótica - OBR, por meio de projetos de pesquisa e extensão aplicou treinamentos de robótica em escolas públicas e privadas no Estado de Rondônia.
Dessa forma, difundiu esse conhecimento e hoje está organizando a etapa estadual da maior competição de robótica do país, tendo como público-alvo alunos do ensino fundamental e médio de escolas públicas e privadas.
Segundo o professor do Campus Calama, Willians de Paula Pereira, esta será a maior OBR já realizada no estado. “A intenção de realizá-la em um ambiente público é apresentar para a sociedade o resultado do trabalho sustentado pelo tripé ensino, pesquisa e extensão, desenvolvidos pelo IFRO. Também queremos mostrar que a robótica pode ser feita de forma fácil, acessível a pessoas de qualquer idade, inclusive crianças. É um incentivo à pesquisa e visa despertar também o interesse pela tecnologia”, completa.
Willians Pereira explica que a robótica trabalhada nas escolas visa estimular as crianças do ensino fundamental e os jovens secundaristas a investir nas carreiras científicas e tecnológicas. Como professores são envolvidos no processo, a OBR visa despertar no professor o interesse pela área de robótica, fazendo deste um agente multiplicador do conhecimento.
O que é a OBR?
A OBR é uma das olimpíadas científicas brasileiras apoiadas pelo CNPq que utiliza a temática da robótica para estimular jovens a seguir carreiras científico-tecnológicas, identificar jovens talentosos, e promover debates e atualizações no ensino brasileiro. A OBR possui diversas modalidades que procuram adequar-se tanto ao público que nunca viu robótica quanto ao público que possui aulas de robótica em sua escola. Ela ocorre anualmente e destina-se a todos os alunos do território nacional, sejam eles de escolas públicas ou privadas, do ensino fundamental, médio ou técnico, e é uma iniciativa pública, gratuita e sem fins lucrativos.
Acompanhe as atividades da OBR pelo Facebook: www.facebook.com/obrrondonia
Fonte: Ascom
A Prefeitura de Porto Velho realizou, nesta sexta-feira (25), o VII Encontro dos Acadêmicos do Programa Faculdade da Prefeitura, no Teatro Banzeiros.
A ciência aplicada da Amazônia está ganhando protagonismo nacional. Rondônia teve cinco projetos aprovados na primeira fase do edital catalisa ICT, pr
Governo de RO abre inscrições para processo seletivo da educação; inscrições seguem até 12 de maio
O governo de Rondônia publicou, no dia 22 de abril, o Edital nº 6/2025/SEDUC-GPAD, que regulamenta o processo seletivo simplificado do Programa Amig
Com foco na preparação dos estudantes da rede estadual para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o governador Marcos Rocha lança o 1º Aulão Prep