Quarta-feira, 23 de setembro de 2015 - 05h03
O IFRO/Campus Porto Velho Calama promove, no próximo fim de semana, 26 e 27 de setembro, a etapa regional da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) de 2015. O evento, aberto a comunidade, além de docentes e discentes interessados em Robótica Educacional, acontece das 14h às 20h, no primeiro piso do Porto Velho Shopping.
De acordo com o professor Willians de Paula Pereira, Representante Estadual da OBR, haverá dois níveis de competição: Ensino Fundamental e Médio. Participam 30 equipes do nível médio e 12 equipes do nível fundamental, totalizando 160 alunos competidores. O Campus Calama estará presente à competição com 24 equipes, constituídas no total com cerca de 70 participantes, entre alunos e professores.
Iniciativa
O Campus Porto Velho Calama em conjunto com o Grupo de Pesquisa GPMecatrônica tem desenvolvido desde 2013 um trabalho de difusão da robótica educacional. Nesse sentido, começou a sediar a modalidade prática da Olimpíada Brasileira de Robótica - OBR, por meio de projetos de pesquisa e extensão aplicou treinamentos de robótica em escolas públicas e privadas no Estado de Rondônia.
Dessa forma, difundiu esse conhecimento e hoje está organizando a etapa estadual da maior competição de robótica do país, tendo como público-alvo alunos do ensino fundamental e médio de escolas públicas e privadas.
Segundo o professor do Campus Calama, Willians de Paula Pereira, esta será a maior OBR já realizada no estado. “A intenção de realizá-la em um ambiente público é apresentar para a sociedade o resultado do trabalho sustentado pelo tripé ensino, pesquisa e extensão, desenvolvidos pelo IFRO. Também queremos mostrar que a robótica pode ser feita de forma fácil, acessível a pessoas de qualquer idade, inclusive crianças. É um incentivo à pesquisa e visa despertar também o interesse pela tecnologia”, completa.
Willians Pereira explica que a robótica trabalhada nas escolas visa estimular as crianças do ensino fundamental e os jovens secundaristas a investir nas carreiras científicas e tecnológicas. Como professores são envolvidos no processo, a OBR visa despertar no professor o interesse pela área de robótica, fazendo deste um agente multiplicador do conhecimento.
O que é a OBR?
A OBR é uma das olimpíadas científicas brasileiras apoiadas pelo CNPq que utiliza a temática da robótica para estimular jovens a seguir carreiras científico-tecnológicas, identificar jovens talentosos, e promover debates e atualizações no ensino brasileiro. A OBR possui diversas modalidades que procuram adequar-se tanto ao público que nunca viu robótica quanto ao público que possui aulas de robótica em sua escola. Ela ocorre anualmente e destina-se a todos os alunos do território nacional, sejam eles de escolas públicas ou privadas, do ensino fundamental, médio ou técnico, e é uma iniciativa pública, gratuita e sem fins lucrativos.
Acompanhe as atividades da OBR pelo Facebook: www.facebook.com/obrrondonia
Fonte: Ascom
Governo de Rondônia reforça compromisso com educação ao entregar obras em escolas de Vilhena
“A educação é o pilar fundamental para transformar vidas e promover o desenvolvimento do nosso estado. Essas obras são mais que estruturas físicas;
Cerrado brasileiro será destaque durante a 11° edição das Jornadas do Patrimônio 2024
No próximo dia 29 de novembro, Brasília será palco da 11° edição das Jornadas do Patrimônio 2024, evento gratuito voltado a professores da rede públ
Programa Faculdade da Prefeitura ofertou mais de 1.200 bolsas de estudo na gestão Hildon Chaves
Realizar o sonho de ingressar em um curso superior é o anseio de muitos estudantes de baixa renda. Um caminho árduo diante da limitação financeira, ma
Palestra e Roda de Conversa encerram programação de Novembro Negro no IFRO
No dia 28 de novembro, o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) do Instituto Federal de Rondônia (IFRO), Campus Calama, promoverá do