Quarta-feira, 21 de agosto de 2013 - 05h33
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), por meio do Câmpus Porto Velho Zona Norte, firmou parceria com o Ministério da Justiça para realizar cursos de capacitação em todas as unidades do Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN). A parceria foi realizada através do termo de cooperação que prevê a qualificação de servidores e apenados das unidades do DEPEN distribuídas no País.
Inicialmente, o IFRO ofertará um curso de Capacitação em Língua Portuguesa para 54 apenados do DEPEN - Porto Velho, em seguida, novos cursos serão realizados e distribuídos para as demais unidades do Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN).
Segundo o Diretor-Geral do Câmpus Porto Velho Zona Norte, Miguel Zamberlan, a iniciativa visa proporcionar qualificação aos servidores e internos das unidades federais. “Estamos realizando esta parceria no intuito de garantir qualificação e novas experiências para os profissionais (servidores) e internos, através de dinâmicas educacionais que estimulam o conhecimento”, explica o Diretor.
De acordo com a chefe da Divisão de Reabilitação da Penitenciária Federal de Porto Velho, Silvia Pontes, “a parceria é muito importante, pois além de garantir a qualificação com certificado do Instituto Federal, a ação contribui com a melhoria da autoestima e da saúde mental do apenado que fica isolado na maior parte do tempo”, comenta.
Silvia Pontes afirma ainda que a cada 12 horas de estudo, o interno reduz um dia de pena. “Em 2011, a Lei 12.433 previu a redução de pena, que já ocorria com o trabalho e ampliou também para quem estuda. Nesta, está incluso o ensino fundamental, médio, profissionalizante, superior ou ainda curso de requalificação profissional”, revela Silvia Pontes.
A chefe de Departamento de Extensão do Câmpus Porto Velho Zona Norte, Ruth Viana, revela que a grade de estudo está distribuída em três módulos, com cinco aulas cada, sendo que a cada aula os alunos farão uma atividade e uma avaliação ao final de cada módulo. “Esta ação faz parte dos Cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) desenvolvido pelo IFRO e visa ofertar qualificação, objetivando o desenvolvimento de aptidões para vida produtiva e social”, explana Ruth Viana.
As aulas, previstas para iniciar no próximo sábado (24/08), foram desenvolvidas e gravadas pela professora Ruth Viana e pelo professor José Famir, e serão disponibilizadas em DVD para o DEPEN. Destaca-se que os internos/alunos estão cadastrados no Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (SISTEC).
Fonte: Rosália Silva
Olimpíada de Administração abre inscrições para edição de 2025
Mostrar o valor da sustentabilidade nas organizações e formar profissionais mais conscientes. Esse é o principal objetivo da 2º Olimpíada Brasileira
Professora de Cabixi (RO) é homenageada por projeto que promove igualdade racial na educação
A professora Kerlen Patricia de Oliveira Souza, da Escola Municipal Chico Soldado, localizada no município de Cabixi (RO), foi homenageada com um Vo
Campanha de arrecadação de livros marca o Dia do Livro Infantil em parceria com a AJEB-RO
Em comemoração ao Dia Nacional do Livro Infantil, celebrado em 18 de abril, a Biblioteca Municipal Francisco Meireles, em parceria com a Associação
Deficiente auditivo destaca importância do aprendizado de Libras
O jovem Gabriel Franco dos Santos, 25 anos, disse que o aprendizado de Libras, a Língua Brasileira de Sinais, pela população ouvinte, tem um impact