Domingo, 23 de setembro de 2012 - 17h33
O Diretor do Núcleo de Ensino da Ponta do Abunã, Professor Marquelino Santana esteve hoje no Porto Extrema fiscalizando a recente implantação do transporte escolar rural na fronteira com a Bolívia. O ônibus escolar realiza um trajeto de 10 km do ramal da linha dois / sentido Rio Abunã e vai até as margens deste rio internacional. O Porto Extrema é um local de travessia de muitas mercadorias de brasileiros e bolivianos que vivem naquela região fronteiriça. Nesta área também são escoados muitos produtos trazidos por extrativistas que residem em território federal boliviano, principalmente no Rio Mamu que fica localizado parte na Província Federico Román e parte na Província Del Abuná, ambas pertencentes ao Departamento de Pando.
Foi no Porto Extrema que o Professor Marquelino construiu em parceria com o 4º Batalhão de Infantaria de Selva do Exército Brasileiro, o honroso pavilhão da bandeira nacional brasileira. A construção ocorreu logo depois em que um oficial da Força Naval Boliviana foi retido em território brasileiro tentando resgatar um gerador de energia que estava em posse de extrativistas brasileiros no desenrolar de um conflito entre campesinos e seringueiros nacionais que já dura mais de cinco anos.
O Transporte escolar rural naquela área de fronteira trouxe muitos benefícios para os ribeirinhos do Rio Abunã, visto que todos os moradores que possuem propriedades naquela região retornaram para suas terras e contribuíram para o importante povoamento na divisa com a Bolívia. Para que o transporte escolar fosse implantado o Professor Marquelino realizou um estudo criterioso sobre as famílias que possuem terras naquelas imediações e em seguida elaborou um projeto que foi encaminhado a Secretária Municipal de Educação para conhecimento e parecer técnico daquela secretaria. A secretaria enviou uma equipe in loco para verificar as necessidades solicitadas pela Comunidade escolar e comprovou a real necessidade de se implantar o transporte escolar na região, oportunidade em que atendeu prontamente a solicitação do Professor Marquelino Santana.
“Agradeço o apoio recebido da Coordenadora do Transporte Escolar da SEMED, Professora Adomice Maria Rodrigues Bezerra, que tem nos ajudado muito em ampliar a rede de transporte escolar na Ponta do Abunã no intuito de colocar toda criança na escola”.
Para que o transporte escolar fosse implantado era também necessário que a estrada vicinal da linha dois do Abunã fosse recuperada e encascalhada no sentido de que o ônibus escolar pudesse realizar o trajeto com maior segurança para a clientela estudantil. Neste sentido surgiu uma nova parceria entre o Núcleo de Ensino, os pais de alunos e o Departamento de Estradas de Rodagem e Transportes – DER, para que o ônibus pudesse ter acesso àquele ramal. A estrada foi enfim recuperada e o ônibus escolar está realizando o trajeto normalmente na região de fronteira Brasil / Bolívia.
Eletrobrás ausente.
“Infelizmente ainda falta conseguir energia elétrica para uma família que reside na beira do Rio Abunã, já fiz vários pedidos para a Eletrobrás desde o início deste ano e até agora não fomos atendidos com este benefício. A sociedade está fazendo sua parte no sentido de levar benefícios e segurança na área de fronteira. Agora falta o Governo Federal fazer sua parte e levar a energia elétrica para esta família ribeirinha, faltam apenas 600 metros de rede elétrica para que a energia chegue até a casa de Francisca. Esta família foi expulsa do Rio Mamu em 2008, e hoje Francisca é considerada a guardiã do pavilhão da bandeira nacional brasileira, ou a sentinela do Abunã, como foi honrosamente condecorada pelo Exército Brasileiro”, disse o Professor Marquelino Santana, Diretor do Núcleo de Ensino da Ponta do Abunã.
Francisca – Feliz com o transporte, a Sentinela do Abunã
sofre com a falta de energia.
Fonte: Marquelino Santana
Prefeitura de Porto Velho oferta mais 45 vagas para mestrado e doutorado em Educação Escolar
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), firmou mais um convênio com a Universidade Federal de Rondônia (Uni
Matrículas na rede municipal de ensino encerram no próximo dia 10 de janeiro
Os pais e responsáveis por estudantes contemplados na Chamada Escolar 2025, têm até o dia 10 de janeiro para garantir a matrícula nas escolas da rede
O mercado de trabalho vem exigindo cada vez mais dos profissionais capacitação diferenciada e aprimoramento das competências comportamentais. Por is
SENAI-RO alerta para prazos e necessidade de efetivar as matrículas nos cursos gratuitos
O prazo de matrículas para os cursos de gratuidade ofertados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Rondônia (SENAI-RO) encerra no próx