Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

Infoparty deve atrair mais de 7 mil pessoas em Porto Velho


Gente de Opinião

A edição deste ano da Infoparty será realizada no estacionamento do Palácio Rio Madeira

A 2ª edição da Inforparty foi lançada na manhã de ontem, segunda-feira (13) com a presença do governador Confúcio Moura e da imprensa de Porto Velho. O evento contará com competições de robôs, games, startups e discussões de fomento tecnológico com a participação de palestrantes de renome nacional e internacional como uma das mais conhecidas cientistas brasileiras no exterior Duília de Melo.

Serão mais de 50 atividades em 48 ininterruptas com início na sexta-feira (17) e encerramento no domingo (19) em uma estrutura com tendas climatizadas montada no estacionamento do Palácio Rio Madeira. O investimento é de mais R$ 2 milhões, iniciativa de um governo que acredita que esse é o caminho para garantir uma economia criativa com base em ciência e tecnologia e um futuro competitivo para o Estado.

‘‘Essa feira demostra a nossa vontade de crescer, de nos atualizar e de nos incorporar a esse mundo admirável que existe [da ciência e tecnologia]. É um desafio por isso estamos chamando os estudantes e todos para participar de criações interessantes. Ainda não nos comparamos a um Vale do Silício e outros centros fantásticos, mas nós temos vontade de chegar lá e essa vontade significa muito. Queremos que isso seja incorporado não no governo porque governo passa, mas que seja incorporado na população’’, afirma o governador.

Para o superintendente de Comunicação Domingues Júnior, o governo tem o desafio de governar para as mais diferentes gerações desde a dos nossos avós e pais às das crianças que já nascem digitais. Domingues afirma que é preciso quebrar paradigmas e a Infoparty é uma importante estratégia para isso como projeto educacional que vê na ciência e nas inovações tecnológicas novos caminhos para evoluir na construção do desenvolvimento sustentável do Estado.

E a população  tem demostrado interesse em aproveitar todas essas discussões tecnológicas. Reflexo disso é que muitas palestras e competições já estão com vagas preenchidas. ‘‘As vagas se esgotaram para as mais de 30 palestras de sala e algumas palestras de palco e para se ter uma ideia para essas são disponibilizadas mais 500 vagas. Games e competições estão com inscrições encerradas, mas quem não se inscreveu poderá visitar’’, afirma a superintendente de Assuntos Estratégicos (Seae).

COMPETIÇÕES

O evento é dividido em eixos temáticos: Coliseu – games, Espaço Startup, Empreendedorismo e Workshop, Inovação e Cultura Digital, Competição de Robótica, Ciência e Tecnologia. Os melhores classificados na competição de games, robótica e no Rackathon serão premiados.  Inclusive o finalista dos games na categoria LOL terá a oportunidade de desafiar Gabriel Kami, jogador do Pain Gaming, único time bi-campeão do campeonato brasileiro de LOL.

Gente de Opinião

Programação do evento foi apresentado à imprensa da capital

Este ano o desafio Rackathon, lançado pelo governo, é a criação de um software que mapeie os pontos turísticos do Estado. Serão entregues ultrabooks para as três equipes finalistas e R$ 15 mil para equipe vencedora. Além disso, os startups que se destacarem nesta edição do Infoparty farão parte da incubadora pública e a partir de janeiro devem começar o processo para potencializar ideias.

Segundo o diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (Detic), Fábio Folly, serão disponibilizados para o evento 2 GB de velocidade de internet. O que é possível devido a Infovia, a infraestrutura de comunicação por fibra ótica com internet de alta velocidade implantada pelo governo.

‘‘Queremos com esse evento despertar a população de Rondônia para esse mundo. Estamos vivendo uma transformação e se a gente ficar de fora as consequências serão mais graves do que muitos imaginam. Existem muitas oportunidades de negócios em cima dessa transformação digital’’, avalia.

De acordo com a superintendente da Seae, a expectativa é que a Infoparty atraia mais de sete mil pessoas não só do Rondônia, mas também de estados vizinhos como Acre, Amazonas e Mato Grosso. ‘‘Não há essa discussão na região Norte, o governo de Rondônia está indo na contramão dos outros governos e até do governo federal. Enquanto estão esgotando os investimentos em ciência e tecnologia no Brasil, o Estado de Rondônia está investindo nisso’’, aponta a superintendente.

Leia mais.

 Participantes da Infoparty 2017 poderão contribuir com
doações para instituições de apoio a idosos, crianças e pessoas com câncer

 Infoparty 2017 abre inscrições para competições de
games e tem confirmada participação de Gabriel Kami


Fonte
Texto: Vanessa Moura
Fotos: Bruno Corsino
Secom - Governo de Rondônia

Gente de OpiniãoTerça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Governo de Rondônia reforça compromisso com educação ao entregar obras em escolas de Vilhena

Governo de Rondônia reforça compromisso com educação ao entregar obras em escolas de Vilhena

“A educação é o pilar fundamental para transformar vidas e promover o desenvolvimento do nosso estado. Essas obras são mais que estruturas físicas;

Cerrado brasileiro será destaque durante a 11° edição das Jornadas do Patrimônio 2024

Cerrado brasileiro será destaque durante a 11° edição das Jornadas do Patrimônio 2024

No próximo dia 29 de novembro, Brasília será palco da 11° edição das Jornadas do Patrimônio 2024, evento gratuito voltado a professores da rede públ

Programa Faculdade da Prefeitura ofertou mais de 1.200 bolsas de estudo na gestão Hildon Chaves

Programa Faculdade da Prefeitura ofertou mais de 1.200 bolsas de estudo na gestão Hildon Chaves

Realizar o sonho de ingressar em um curso superior é o anseio de muitos estudantes de baixa renda. Um caminho árduo diante da limitação financeira, ma

Palestra e Roda de Conversa encerram programação de Novembro Negro no IFRO

Palestra e Roda de Conversa encerram programação de Novembro Negro no IFRO

No dia 28 de novembro, o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) do Instituto Federal de Rondônia (IFRO), Campus Calama, promoverá do

Gente de Opinião Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)