Terça-feira, 4 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

Instituto Federal abre mais 480 vagas em cursos a distância


Administração e Serviços Públicos são os novos cursos na modalidade a distância, que o Instituto Federal de Rondônia (IFRO) oferecerá a partir deste ano. As inscrições para o processo seletivo iniciam nesta sexta-feira, 03 e se encerram no dia 14 de fevereiro. São 480 vagas disponíveis para os câmpus de Ariquemes, Cacoal, Colorado do Oeste, Ji-Paraná, Vilhena e Guajará-Mirim. Para efetivar a inscrição, o candidato deve acessar a página do IFRO na internet: www.ifro.edu.br

Os cursos serão na modalidade subsequente ao Ensino Médio. O candidato deverá ter concluído o Ensino Médio e ter a documentação comprobatória até o período de inscrição. O Processo Seletivo Especial EAD 2012/1 será realizado em uma única etapa, que consistirá da análise do histórico escolar do ensino médio ou equivalente. A Taxa de Inscrição, paga somente no Banco do Brasil, é no valor de R$ 15,00 (quinze reais).

Para realizar a inscrição o candidato deve ficar atento as seguintes etapas do processo seletivo:

a) Preenchimento dos Dados de Identificação;

b) Preenchimento de Dados Socioeconômicos;

c) Escolha do Curso e Polo;

d) Confirmação dos dados;

e) Impressão do Comprovante de Inscrição;

f) Impressão da Guia de Recolhimento da União-GRU (boleto para pagamento da taxa).

Toda a documentação (cópia autenticada ou original acompanhado de cópia simples) deverá ser apresentada até às 21 horas do dia 14 de fevereiro no Polo escolhido pelo candidato. O resultado final do Processo Seletivo será divulgado até o dia 27 de fevereiro de 2012.


Gestores do IFRO participam de audiências com Governador e Prefeito de Ariquemes

Buscando parcerias para o Câmpus Ariquemes, o Reitor do IFRO (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia) e o Diretor-Geral do Câmpus Ariquemes participaram de audiência com o Prefeito e com o Governador. No dia 26/01, a reunião foi com o Prefeito de Ariquemes, José Márcio Londe Raposo, e nessa terça-feira (31/01), com o Governador Confúcio Aires Moura. Na pauta com o representante estadual, IFRO e Prefeitura de Ariquemes solicitam reforço nos projetos que estão sendo concluídos no município, em especial na área de pesca e aquicultura, além do asfaltamento do trecho que liga a rodovia ao Câmpus Ariquemes.

O encontro em Porto Velho aconteceu após a visita ao gabinete do prefeito ariquemense, quando, segundo o Reitor Raimundo Vicente Jimenez, tratou-se do convênio firmado entre o Município e o Ministério do Desenvolvimento Agrário. Neste projeto se prevê infraestrutura para os cursos aquícolas e já no mês de março a Prefeitura deve instalar os equipamentos e imobiliários para dar início aos trabalhos. O Diretor-Geral, Uberlando Tiburtino Leite, complementa que a reunião foi positiva, porque houve o compromisso em serem repassados esses ambientes que são essenciais ao desenvolvimento da atividade, como a central de alevinos, que receberão cursos técnicos (FIC e PRONATEC).

Na parceria com a Prefeitura, também será doado um espaço no centro da cidade, que servirá como referência do IFRO na área urbana. O terreno de aproximadamente três mil metros quadrados já está reservado e agora aguarda a apreciação da Câmara de Vereadores de Ariquemes após o retorno do recesso parlamentar. “Ali será um centro em que poderemos atuar com a Educação a Distância, inclusão digital e outros serviços educacionais”, explicou o Reitor.

De imediato, a Prefeitura também cederá mais sala para abertura de dois novos cursos no sistema EAD, em que a seleção será feita neste mês de fevereiro: Técnico em Administração e Técnico em Serviços Públicos.

Câmpus – Aproveitando a audiência em Ariquemes, o Reitor visitou o Câmpus e fez uma inspeção nos andamentos da obra de ampliação e reforma na unidade que um dia sediou a antiga Escola EMARC. Fez ainda reunião com a equipe que executará o orçamento do Câmpus em 2012 e com demais servidores para passar informes gerais. Nessa visita, estavam presentes também a Diretora de Gestão de Pessoas do IFRO, Silvilene Souza da Silva, a Assessora Especial da Reitoria, Miralba Uchôa de Carvalho, e o Pró-Reitor de Planejamento e Administração, Arijoan Cavalcante dos Santos.

Fonte: Rosália Silva

Gente de OpiniãoTerça-feira, 4 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

 Projeto da UNIR busca soluções para aquicultura

Projeto da UNIR busca soluções para aquicultura

Com o objetivo de promover a integração e o fortalecimento da cadeia produtiva da aquicultura, docentes da Universidade Federal de Rondônia (UNI

Porto Velho abre Processo Seletivo Simplificado para serviço voluntário no programa “Unidos pela Educação”

Porto Velho abre Processo Seletivo Simplificado para serviço voluntário no programa “Unidos pela Educação”

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), anunciou a abertura do Processo Seletivo Simplificado para a contra

Escola do Legislativo inova com concurso interno para definir a nova logomarca da instituição

Escola do Legislativo inova com concurso interno para definir a nova logomarca da instituição

A gestão do Presidente Deputado Alex Redano promove a participação dos servidores na escolha da identidade visual da instituição, com um sistema de

Governador Marcos Rocha fortalece a educação em Rondônia com projetos de infraestrutura escolar

Governador Marcos Rocha fortalece a educação em Rondônia com projetos de infraestrutura escolar

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, tem investido fortemente na melhoria da educação em Rondônia, com foco em ações de infraestrutura que

Gente de Opinião Terça-feira, 4 de março de 2025 | Porto Velho (RO)