Quarta-feira, 17 de dezembro de 2014 - 12h35
Projetos bem sucedidos que são aplicados nas organizações policiais do estado do Amazonas poderão ser adotados em Rondônia. Uma comitiva formada por chefes das unidades de segurança pública de Rondônia foi a Manaus para conhecer a estrutura da polícia amazonense e trouxe a melhor impressão sobre o que foi apresentado.
A visita ocorreu na semana passada e foi orientada pelo governador Confúcio Moura, que é favorável ao intercâmbio de conhecimento para fortalecer as ações de governo e que já conhecia algumas das iniciativas da Secretaria de Segurança do Amazonas.
Segundo o coronel PM Fernando Luís Brum Prettz, comandante geral da Polícia Militar de Rondônia, as iniciativas conhecidas no Amazonas serão objeto de estudo e poderão ser implantadas no estado.
“Os projetos inovadores conhecidos nesta visita poderão ser integrados aos projetos das Unidades Integradas de Segurança Pública que estão sendo construídas em Rondônia”, declarou Prettz.
Em Manaus, um oficial da PM amazonense apresentou detalhes do projeto Ronda no Bairro. Com ele o grupo visitou as instalações de um Distrito Integrado de Polícia e o sistema de monitoramento por vídeo. Também foram mostradas as instalações do Centro Integrado de Operações de Segurança (CIOPS) e o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC).
O coronel Oliveira Filho, também da PM do Amazonas, explicou o funcionamento do CICC, destacando o êxito da segurança nos grandes eventos realizados em Manaus. A maior inovação destes centros, segundo ele, é a utilização das tecnologias de informática, telecomunicações e vídeo monitoramento, além do trabalho integrado de todos os setores envolvidos no processo de segurança pública.
O delegado Pedro Mancebo, diretor geral da Polícia Civil de Rondônia, visitou o delegado geral da Polícia Civil amazonense, Josué Rocha, e conheceu a metodologia dos Distritos Integrados de Polícia (DIPs), em que a Polícia Militar e Polícia Civil trabalham em conjunto. Também observou que o atendimento psicológico e assistência social oferecidos nas delegacias é resultado de parceria com a Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Seas), que disponibiliza os profissionais o acompanhamento das vítimas.
Homenagem
O comandante Geral da PM do Amazonas, coronel Marcos César Moreira da Silva, condecorou coronéis Prettz e Geraldo Ataíde (subcomandante da PM de Rondônia) com a Medalha de Mérito “Candido Mariano”.
A medalha premia policiais militares que tenha se distinguido no cumprimento do dever, na manutenção da ordem pública e da segurança interna.
A comitiva rondoniense foi formada pelo comandante geral da PM, coronel PM Fernando Luis Brum Prettz; diretor geral da Polícia Civil, delegado Pedro Mancebo; subcomandante geral da PM, c Coronel PM Geraldo Elísio Léda de Ataíde; comandantes do 1º e 5º Batalhões da Polícia Militar, major PM Aurélio e tenente coronel PM Almeida, respectivamente, entre outros assessores.
Fonte
Texto: Nonato Cruz
Fotos: Cecoms PM
Decom - Governo de Rondônia
Palestra e Roda de Conversa encerram programação de Novembro Negro no IFRO
No dia 28 de novembro, o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) do Instituto Federal de Rondônia (IFRO), Campus Calama, promoverá do
Prefeitura de Porto Velho alerta para chamada escolar que começa nesta terça-feira (26)
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), iniciará a Chamada Escolar para o ano letivo de 2025, no período de
Mulheres rondonienses podem disputar bolsas de estudo gratuitas em Londres
O Santander Universidades abre as inscrições para a bolsa Santander Women | SW50 Leadership 2025 – LSE. O programa oferece 50 vagas para mulheres qu
Os mais de 43 mil alunos matriculados na rede municipal de ensino de Porto Velho no ensino infantil e fundamental, divididos em 141 escolas, sendo 84