Terça-feira, 20 de junho de 2023 - 11h44
Há cerca de oito anos, o Serviço
de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) capacita profissionais da
Educação para desenvolverem a Educação Financeira junto aos estudantes do
Ensino Fundamental das escolas de Rondônia. Dessa vez a capacitação aconteceu
na sede do Sebrae em Ji-Paraná, no dia 05 de junho, e contou com profissionais
da Educação do município e também de Ouro Preto do Oeste. Dentro do programa
Jepp - Jovens Empreendedores Primeiros Passos, os educadores puderam participar
de palestras e oficinas com técnicos do Sebrae.
“É um momento para falar sobre empreendedorismo e inovação, com várias palestras. Tivemos a participação dos nossos colaboradores, falando sobre essa importância de inovar e empreender nas escolas e tivemos também testemunhos de professores, de secretários da Educação, que já estão atuando com o Jepp, educação empreendedora e mostrando resultados benéficos dessa tecnologia que o Sebrae tem para com as escolas, jovens e crianças de todo o Brasil. É o Sebrae cada vez mais investindo na Educação Empreendedora”, disse Clébio Billiany, Diretor Superintendente do Sebrae Rondônia.
A Secretária de Educação de Ouro Preto do Oeste, Andreza Dias, afirma que todas as escolas de Ensino Fundamental do município aderiram à disciplina de Educação Empreendedora, por meio do Jepp. “Nosso município conheceu o Jepp em 2019, através do Sebrae, que nos fez a proposta de estar trabalhando com nossos alunos do Ensino Fundamental. O projeto foi muito bem aceito pelos professores, devido à qualidade da formação, que traz resultados com os nossos alunos e família", ressaltou.
Confirme destacou a secretária de Educação de Ouro Preto do Oeste, hoje o Jepp está presente em todas as escolas de Ensino Fundamental do município. Ao final do ano, são realizadas também as feiras com os produtos e aprendizado desses alunos. O projeto tem como parceiro uma importante cooperativa financeira.
“Essa parceria entre Sicoob Centro e Sebrae é um marco para Rondônia, porque a gente está trazendo educação financeira e empreendedorismo para os jovens da nossa região. Então a cooperativa já tem isso no DNA e o Sebrae também, sendo dois braços fortes que se unem para que a gente consiga trazer desenvolvimento para nossa região”, exclamou Michael Gomes, analista de Desenvolvimento Cooperativo do Sicoob.
Rangel Miranda, analista do Sebrae Rondônia, foi um dos palestrantes da formação realizada nesta semana. “A gente está trazendo um tema de inovação, que é um tema universal. Um tema que agrega e fortalece cada vez mais esse trabalho do Sebrae. Então a gente trouxe um leque de possibilidades, oportunidades para alavancar ideias de negócios, através do Jovem Empreendedor Pequenos Passos, que fortalece cada vez mais a base educacional do Brasil. Estamos falando também de um universo de atuação do Sebrae, que são as startups, que vêm crescendo a cada ano e o Sebrae tem conseguido ter um alcance cada vez maior”, afirmou Rangel.
Em 2022, quase 38% das startups de todo Brasil foram atendidas pelo Sebrae, que nesse ano quer alcançar 50% delas, gerando oportunidades e melhores condições de vida.
“Nós já recebemos a adesão dos 52 municípios do estado de Rondônia e estamos aplicando Jovens Empreendedores Primeiros Passos, do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Para cada ano, nós temos um tema diferente, um tema que o professor trabalha diretamente com os alunos. Para cada ano, há um produto diferente e a culminância do projeto é a Feira do Jovem Empreendedor”, finalizou Rita de Cássia, analista do Sebrae Rondônia.
Olimpíada de Administração abre inscrições para edição de 2025
Mostrar o valor da sustentabilidade nas organizações e formar profissionais mais conscientes. Esse é o principal objetivo da 2º Olimpíada Brasileira
Professora de Cabixi (RO) é homenageada por projeto que promove igualdade racial na educação
A professora Kerlen Patricia de Oliveira Souza, da Escola Municipal Chico Soldado, localizada no município de Cabixi (RO), foi homenageada com um Vo
Campanha de arrecadação de livros marca o Dia do Livro Infantil em parceria com a AJEB-RO
Em comemoração ao Dia Nacional do Livro Infantil, celebrado em 18 de abril, a Biblioteca Municipal Francisco Meireles, em parceria com a Associação
Deficiente auditivo destaca importância do aprendizado de Libras
O jovem Gabriel Franco dos Santos, 25 anos, disse que o aprendizado de Libras, a Língua Brasileira de Sinais, pela população ouvinte, tem um impact