Sexta-feira, 4 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

Jovem da Rede Estadual de Ensino garante vaga de medicina em quatro universidades públicas do país


Com os resultados do Sisu e Prouni divulgados na segunda-feira (27), o estudante garantiu vaga na UFMG, UFPA, PUCPR e PUCSP - Gente de Opinião
Com os resultados do Sisu e Prouni divulgados na segunda-feira (27), o estudante garantiu vaga na UFMG, UFPA, PUCPR e PUCSP

O estudante Taylon Maciel Nunes da Silva, de 18 anos, da Escola Estadual de Ensino Médio Major Guapindaia, em Porto Velho, surpreendeu a todos ao conquistar 960 pontos na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024. Com um desempenho excepcional, o estudante conquistou também, as notas 871 em matemática e suas tecnologias, 713 em Ciências Humanas, 699 em ciências da natureza, e 607 em Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. As excelentes notas garantiram ao jovem vagas em algumas das universidades mais concorridas do país.

Com os resultados do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e Programa Universidade Para Todos (ProUni) divulgados na segunda-feira (27), o estudante garantiu vaga na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); Universidade Federal do Pará (UFPA); 1º lugar pelo ProUni na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR); e o 2º lugar na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). O jovem aguarda, ainda, o resultado do processo seletivo do Programa Faculdade da Prefeitura de Porto Velho.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, os investimentos em educação transformam vidas. “Com a oferta de ensino eficiente e oportunidades para todos, o governo fortalece a educação pública. A conquista do estudante é reflexo do trabalho de toda uma equipe, além de incentivar outros jovens a acreditarem em seus sonhos e a alcançar seus objetivos”, salientou.

Conforme a titular da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Ana Lúcia Pacini, o sucesso de Taylon Maciel é resultado de um trabalho conjunto, que inclui a qualificação dos professores, utilização de plataformas de estudo, realização de aulões e simulados, além da oferta de materiais didáticos e tecnológicos. “A dedicação dos alunos, apoio familiar e os investimentos do governo na educação são os principais ingredientes ao sucesso”, ressaltou.

TRAJETÓRIA 

Taylon estudou todo o ensino médio na EEEM Major Guapindaia

Nascido em Minas Gerais, e filho de um autônomo analfabeto e uma dona de casa, Taylon Maciel chegou com os pais a Rondônia em 2015, em busca de novas oportunidades. Apesar das dificuldades, o jovem se dedicou aos estudos e, com apoio da família e escola, alcançou seu objetivo.

“Meu estudo todo foi na escola pública. Engana-se quem pensa que somente estudantes de escola particular conseguem boas notas no Enem. Eu aproveitei tudo que o estado nos ofereceu. A plataforma de ensino, os aulões, os simulados digitais e o auxílio dos professores em sala de aula. Tudo isso me ajudou para que eu conquistasse o meu objetivo que era passar em medicina”, evidenciou o estudante.

SUPERAÇÃO E DEDICAÇÃO

A trajetória de Taylon Maciel é marcada por superação e dedicação. Após não obter um bom resultado no Enem, ainda na condição de treineiro, quando participou do exame pela primeira vez, serviu de estímulo para que o estudante intensificasse os estudos, abdicando das redes sociais e se concentrando, ainda mais, nos conteúdos escolares. “Eu priorizava muito meu tempo e para isso, desinstalei minhas redes sociais e aplicativo de bate papo, tudo isso para me manter no foco e disciplina, e conquistar o meu sonho”, enfatizou.

Para manter o foco desinstalou redes sociais e apps de bate papo

EUFORIA COM RESULTADO

O estudante conta que ficou eufórico quando abriu o site e viu o nome dele em pelo menos quatro universidades de renome no país. “Eu saí do meu corpo. Imaginava que poderia conseguir, mas a gente só acredita quando vê. É uma sensação muito boa. O orgulho dos meus pais com a minha conquista, não há nada que pague. Eles dois foram minha inspiração”, afirmou.

Com a aprovação em diversas universidades, Taylon Maciel escolheu para onde irá dar continuidade aos seus estudos. O estudante está ansioso para iniciar essa nova etapa. “Vou para UFMG cursar medicina que sempre foi meu sonho de vida. Meu irmão mais velho se formou em medicina no final de 2024. Somos três irmãos. Eu sou o filho do meio e o segundo da família a ingressar no curso. Medicina é a profissão que eu escolhi para minha vida. Faz muito sentido para mim. Quero cuidar de pessoas”, declarou.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 4 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Letras-Libras é nota máxima na avaliação do MEC

Letras-Libras é nota máxima na avaliação do MEC

O Curso de Licenciatura em Letras-Libras da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) obteve nota máxima, conceito 5, na Avaliação do Ministério da Ed

Inscrições para cursos profissionalizantes remotos em Rondônia podem ser feitas até 1º de abril

Inscrições para cursos profissionalizantes remotos em Rondônia podem ser feitas até 1º de abril

O ensino online continua sendo a melhor opção para quem busca se qualificar encurtando distâncias e ganhando tempo. Para atender esse público, o Ins

Governador Marcos Rocha fortalece ações estratégicas para prevenir queimadas em distritos de Porto Velho

Governador Marcos Rocha fortalece ações estratégicas para prevenir queimadas em distritos de Porto Velho

O compromisso do governador de Rondônia, Marcos Rocha com a preservação ambiental tem se traduzido em ações concretas para reduzir os impactos das q

Sebrae RO lança pré-aceleração de startups no IFRO Calama

Sebrae RO lança pré-aceleração de startups no IFRO Calama

Na noite do dia 25 de março, teve início o programa de pré-aceleração Sebrae Startup Garage, reunindo 30 alunos do Instituto Federal de Rondônia (IF

Gente de Opinião Sexta-feira, 4 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)