Segunda-feira, 21 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

Lei Maria da Penha fará parte do conteúdo escolar


O secretário de Educação, Emerson Castro, participou da abertura do curso de capacitação para professores e gestores educacionais, realizado na Escola Major Guapindaia, nesta quarta-feira (23), em Porto Velho. O curso tem por objetivo formar multiplicadores para ensinar a Lei Maria da Penha aos alunos da rede pública de ensino a partir do próximo ano. Cerca de 200 profissionais participam do curso.

Para a orientadora educacional da escola Daniel Neri, Gilmara Aguiar, o tema é bem relevante. “É uma nova forma de levar o conhecimento sobre esse assunto aos nossos alunos. Afinal de contas, muitos podem viver essa realidade em suas casas, vizinhos e amigos. Acho que a partir de hoje temos uma grande responsabilidade em formar uma nova geração, de homens mais conscientes e, assim, diminuir o índice de violência contra a mulher”, avalia Gilmara.

Durante seu pronunciamento, o secretário de Educação, Emerson Castro, afirmou ser totalmente contra qualquer tipo de violência contra a mulher e a favor de meios que diminuam esse tipo de crime. “Achei muito importante essa iniciativa da deputada Epifânia e prontamente firmei parceria para que os alunos da rede pública de ensino do Estado possam ter um conhecimento maior sobre a Lei Maria da Penha e assim formar cidadãos mais conscientes. Esse é o nosso papel como gestor da Educação”, afirma Emerson.

A Lei Estadual 2.617, de 4 de Novembro de 2011,de autoria da deputada Epifânia Barbosa, dispõe sobre a campanha continuada de repúdio a crimes de violência praticados contra a mulher.

Com o apoio da Seduc, a lei passará a ser conteúdo curricular e será levado de forma didática o conhecimento jurídico aos alunos a partir do 6º ano do ensino fundamental. “É importante que esses jovens saibam de maneira mais aprofundada sobre essa lei; a penalização aos homens que cometem esse crime que a mulher saiba sobre seus direitos quando acometida dessa violência”, disse a deputada.

De acordo com dados do Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (Ipea/2009/11), Rondônia está em 7º lugar no ranking nacional dos Estados com maior índice de violência contra a mulher e Porto Velho é a capital com maior numero de casos de homicídios, sendo 40% cometidos pelos próprios companheiros.

Fonte: Deane Araújo / Decom

 

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 21 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Olimpíada de Administração abre inscrições para edição de 2025

Olimpíada de Administração abre inscrições para edição de 2025

Mostrar o valor da sustentabilidade nas organizações e formar profissionais mais conscientes. Esse é o principal objetivo da 2º Olimpíada Brasileira

Professora de Cabixi (RO) é homenageada por projeto que promove igualdade racial na educação

Professora de Cabixi (RO) é homenageada por projeto que promove igualdade racial na educação

A professora Kerlen Patricia de Oliveira Souza, da Escola Municipal Chico Soldado, localizada no município de Cabixi (RO), foi homenageada com um Vo

Campanha de arrecadação de livros marca o Dia do Livro Infantil em parceria com a AJEB-RO

Campanha de arrecadação de livros marca o Dia do Livro Infantil em parceria com a AJEB-RO

Em comemoração ao Dia Nacional do Livro Infantil, celebrado em 18 de abril, a Biblioteca Municipal Francisco Meireles, em parceria com a Associação

Deficiente auditivo destaca importância do aprendizado de Libras

Deficiente auditivo destaca importância do aprendizado de Libras

O jovem Gabriel Franco dos Santos, 25 anos, disse que o aprendizado de Libras, a Língua Brasileira de Sinais, pela população ouvinte, tem um impact

Gente de Opinião Segunda-feira, 21 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)