Quarta-feira, 25 de maio de 2022 - 10h51
Mais de 400 alunos estrangeiros estão matriculados na rede municipal de ensino em Porto Velho, tanto na educação infantil quanto no ensino fundamental. Esse acolhimento é fruto de uma parceria entre as Secretarias de Educação (Semed) e de Assistência Social e da Família (Semasf), para que nenhuma criança fique fora da sala de aula.
"Temos uma política educacional que acolhe alunos estrangeiros e prepara professores com cursos de formação durante o ano inteiro. Sempre visando aprimorar o relacionamento com os alunos e suas diversidades, seja por nacionalidade estrangeira ou atendimento a crianças com necessidades especiais", comentou Gláucia Negreiros, secretária Municipal de Educação.
A diretora do Departamento de Políticas Educacionais da Semed, Juliene Rezende, explica que não há uma escola específica para atender os estudantes de outros países. “O atendimento educacional na rede municipal se dá de forma universalizado, onde trabalha-se a inclusão em todas as unidades escolares”, afirmou.
Ela ainda ressaltou que, a exemplo das crianças de Porto Velho, a inserção dos estudantes de outros países nas escolas municipais também acontece por meio da chamada escolar realizada pela gestão municipal. “A Prefeitura, através da Semed, realiza a chamada escolar on-line todos os anos, para inserção de alunos da educação infantil e ensino fundamental. Dessa forma, temos acesso através do Sistema E-cidade a todas as informações dos alunos”, disse.
PREPARO DOS PROFESSORES
Profissionais são capacitados para trabalhar a inclusão dos alunosOutro ponto importante mencionado é com relação ao preparo dos profissionais da educação para atender a essa demanda em Porto Velho. De acordo com a servidora da Semed, a Prefeitura “oferece formações para os professores de forma contínua, considerando a necessidade da rede municipal”, para acolher e inserir os imigrantes na escola.
ACOMPANHAMENTO
Quanto ao acompanhamento do desenvolvimento escolar dos estudantes estrangeiros, Juliene informa que a Semed também conta com a parceria e apoio dos profissionais da Semasf, que ainda realiza todo atendimento na área social, caso seja necessário.
BALANÇO
Bolívia - 80
Colômbia - 4
Cuba - 1
Espanha - 2
Estados Unidos da América- 1
Guiana Francesa - 1
Haiti - 23
Itália - 1
Peru - 3
Portugal - 2
Santa Lúcia (Caribe) - 1
Venezuela - 297
Total - 416
Olimpíada de Administração abre inscrições para edição de 2025
Mostrar o valor da sustentabilidade nas organizações e formar profissionais mais conscientes. Esse é o principal objetivo da 2º Olimpíada Brasileira
Professora de Cabixi (RO) é homenageada por projeto que promove igualdade racial na educação
A professora Kerlen Patricia de Oliveira Souza, da Escola Municipal Chico Soldado, localizada no município de Cabixi (RO), foi homenageada com um Vo
Campanha de arrecadação de livros marca o Dia do Livro Infantil em parceria com a AJEB-RO
Em comemoração ao Dia Nacional do Livro Infantil, celebrado em 18 de abril, a Biblioteca Municipal Francisco Meireles, em parceria com a Associação
Deficiente auditivo destaca importância do aprendizado de Libras
O jovem Gabriel Franco dos Santos, 25 anos, disse que o aprendizado de Libras, a Língua Brasileira de Sinais, pela população ouvinte, tem um impact