Quarta-feira, 12 de outubro de 2011 - 03h07
A audiência realizada ontem, 11, entre o Comando de Greve dos docentes e discentes da Universidade Federal de Rondônia - UNIR e o secretário do Ensino Superior-SESu/MEC, em Brasília, marcada pela bancada federal, teve como objetivo tratar dos problemas enfrentados pelos professores e alunos que estão em greve desde o dia 14 de setembro de 2011.
A reunião durou três horas e contou com a presença de toda a bancada federal de Rondônia, com exceção do deputado Lindomar Garçon. Também participaram da reunião representantes do Sindicato Nacional de Docentes-ANDES-SN e da Associação Nacional de Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior - ANDIFES, o Reitor e seus assessores. Na ocasião o Comando de Greve apresentou dossiê acompanhado de relatório circunstanciado em que aponta inúmeras irregularidades praticadas pela administração superior da UNIR.
O Secretário da SESu/MEC mostrou-se especialmente preocupado com as denúncias de eventual manipulação dos concursos públicos para docentes, que teria privilegiado candidatos próximos a Reitoria, e o convênio assinado com o Instituto Qualificar, que poderá lesar mais de 1.800 pessoas que acreditaram na campanha de “cursos grátis”. Cada uma destas pessoas pagou R$ 180,00, que não entraram nos cofres da UNIR. Com o desaparecimento do dinheiro e a anulação dos cursos, a UNIR será obrigada a devolver o valor das inscrições.
O resultado da reunião culminou com a abertura de processo de sindicância para apurar as irregularidades apontadas pelo relatório circunstanciado. Decidiu-se também pela vinda do secretário da SESu/MEC, professor Luiz Claudio Costa, nessa segunda-feira, 17, para verificar “in loco” o abandono em que se encontra a UNIR. E, paralelamente, será criada uma comissão de professores e estudantes em greve para acompanhar as ações previstas.
O comando de greve avalia que tanto a vinda do secretário da SESu/MEC a Porto Velho, como a criação de comissão de sindicância é um avanço que aponta para o fortalecimento do movimento, pois o grande entrave continua sendo a permanência do reitor na direção da UNIR, haja vista que o mesmo não reúne mais credibilidade frente à comunidade universitária.
Nessa quarta-feira, 12, o Comando de Greve realizará uma avaliação da reunião e em seguida, às 17h, promoverá, com a sociedade civil, um abraço no prédio da UNIR-Centro.
Na quinta-feira, 13, os docentes se reunirão em Assembleia no Auditório Paulo Freire, localizado no Campus Universitário José Ribeiro Filho em Porto Velho, convocado pelo Comando de Greve e diretoria da ADUNIR. A pauta consistirá em informes das reuniões ocorridas em Brasília, informes e encaminhamentos da greve.
Fonte: Adilson Siqueira
Mulheres rondonienses podem disputar bolsas de estudo gratuitas em Londres
O Santander Universidades abre as inscrições para a bolsa Santander Women | SW50 Leadership 2025 – LSE. O programa oferece 50 vagas para mulheres qu
Os mais de 43 mil alunos matriculados na rede municipal de ensino de Porto Velho no ensino infantil e fundamental, divididos em 141 escolas, sendo 84
Abertas as inscrições do Processo Seletivo Unificado 2025/1
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia inicia as inscrições para mais de 4 mil vagas no Processo Seletivo Unificado (PSU/
Programa Saúde Escolar acolhe crianças e adolescentes e facilita o aprendizado em Porto Velho
Com o objetivo de promover o desenvolvimento de crianças e adolescentes, oferecendo ações de prevenção, promoção e reabilitação da saúde e bem-estar,