Segunda-feira, 25 de julho de 2016 - 15h46
Composto por 25 membros, o conselho de governança do Movimento Rondônia Pela Educação tomará posse em solenidade que acontece nesta quarta-feira, 27 de julho, às 8 horas, no salão de convenções da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (Fiero). O Movimento Rondônia pela Educação, lançado em maio deste ano, na capital, conta com a adesão de mais de cinquenta instituições e órgãos privados e públicos, que assinaram o termo de adesão com o objetivo de melhorar os indicadores da educação local.
O presidente do Sistema Fiero, Marcelo Thomé, que encabeça o conselho, destaca que a experiência bem-sucedida gestada pela Fiesc motivou a Federação das Indústrias de Rondônia a replicar no Estado, o Movimento Rondônia pela Educação, com a proposta de reunir representantes dos setores econômicos, dos sindicatos patronais e de trabalhadores, dos setores educacionais, da sociedade civil e do Poder Público, comprometidos com a causa de contribuir para Rondônia, entrar em uma rota de inovação e de desenvolvimento social econômico, tendo como mola propulsora a educação.
Sobre as diretrizes, Marcelo Thomé ressalta que cabe ao Conselho de Governança do Movimento Rondônia pela Educação, acompanhar a evolução das metas do Movimento; acompanhar os indicadores de Educação Básica e Profissional do Estado de Rondônia, tomando como referência o Plano Estadual de Educação. Propor ações complementares para o alcance das metas e a melhoria dos indicadores educacionais, em regime de colaboração e de articulação entre Estado, municípios, instituições de ensino, terceiro setor e indústrias.
Thomé acrescenta que efetivamente o conselho vai contribuir no processo de disseminação das ações propostas pelo Movimento: Mobilizar novos parceiros para contribuir com o alcance das metas propostas. Propor ações que possam efetivar uma participação cada vez maior do setor industrial em prol do Movimento. Acompanhar ações que privilegiem maior participação dos pais ou responsáveis na educação dos filhos; promovam maior atratividade pela carreira do Magistério, da Educação Básica e Profissional entre os jovens; ampliem os investimentos em Educação, especialmente para a Educação Básica, Profissional e Tecnológica.
A coordenadora estadual do Movimento, Raquel Serbino, explica que o conselho terá responsabilidades especificas como articulação política e relações institucionais, análise e aprovação do planejamento anual e relatório de atividades do ano anterior, promoção e cobrança da execução das ações planejadas, acompanhamento do cumprimento de diretrizes, objetivos e metas estabelecidas.
O conselho de governança realizará três reuniões ordinárias para aprovar planejamento do ano, acompanhar as ações e avaliar o ano anterior. Reuniões extraordinárias para eventuais necessidades observadas pelo Comitê Estadual com a participação do núcleo fixo/constante do conselho e, quando necessário, um grupo flexível.
Fonte: Carlos Araújo
Governo de Rondônia reforça compromisso com educação ao entregar obras em escolas de Vilhena
“A educação é o pilar fundamental para transformar vidas e promover o desenvolvimento do nosso estado. Essas obras são mais que estruturas físicas;
Cerrado brasileiro será destaque durante a 11° edição das Jornadas do Patrimônio 2024
No próximo dia 29 de novembro, Brasília será palco da 11° edição das Jornadas do Patrimônio 2024, evento gratuito voltado a professores da rede públ
Programa Faculdade da Prefeitura ofertou mais de 1.200 bolsas de estudo na gestão Hildon Chaves
Realizar o sonho de ingressar em um curso superior é o anseio de muitos estudantes de baixa renda. Um caminho árduo diante da limitação financeira, ma
Palestra e Roda de Conversa encerram programação de Novembro Negro no IFRO
No dia 28 de novembro, o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) do Instituto Federal de Rondônia (IFRO), Campus Calama, promoverá do