O projeto
Ministério Público pela Educação (MPEduc), realizado pelo Ministério Público
Federal (MPF) em parceria com o Ministério Público do Estado (MPRO), apresentou
os resultados na melhoria da educação nos municípios de Alta Floresta D’Oeste e
Costa Marques. As escutas públicas de encerramento do projeto neste ano
ocorreram em 25 e 26 de novembro nessas cidades.
O
procurador da República Jairo da Silva, coordenador do projeto em Rondônia,
destaca que as escutas foram muito participativas e trouxeram contribuições
ricas e diversificadas da população. “Entre as primeiras escutas, em junho, e
as ocorridas em novembro, pudemos ver muitos avanços. A população e os
profissionais das escolas manifestaram satisfação com as melhorias nesses cinco
meses de trabalho do projeto MPEduc”, afirmou.
O projeto
incluiu levantamento de dados, reuniões, visitas às escolas, duas escutas
públicas em cada cidade e expedição de recomendações e celebração de acordos
entre representantes do MPEduc e as prefeituras.
Alta
Floresta D’Oeste – A
partir da implementação do MPEduc em Alta Floresta D’Oeste, foram
identificadas, entre outros pontos, as seguintes melhorias:
- Criação de laboratório de
informática na Escola Martim Afonso e pedido de verbas ao Fundo Nacional
de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para melhoria de internet.
- Novos pedidos de ônibus
junto ao FNDE.
- Instalação de sala de
Atendimento Educacional Especializado na escola Poty; na escola Boa
Esperança, a sala está em processo de instalação. Após a instalação das
salas nas duas escolas, todas as escolas municipais passarão a contar com
sala de AEE, na própria unidade ou em uma escola próxima.
- Instalação de aparelhos de
ar-condicionado em todas as salas e melhoria na condição dos banheiros da
escola Poty.
- Obras em andamento para
ampliação do espaço físico na escola 17 de Junho.
- Pactuação para construção de
cinco novas salas de aula e uma sala de professores na escola Monteiro
Lobato, além de melhorias nos banheiros para alunos, professores e
funcionários e na cozinha da escola.
- Obras em andamento na escola
Boa Esperança, que tem a estrutura comprometida; cálculo para merenda
escolar foi ajustado; o MPF e o MPRO acompanharão a resolução de problemas
na rede elétrica, na climatização das salas e na sinalização adequada para
a travessia de alunos na rodovia.
Costa
Marques –
Diversos avanços também foram identificados na educação de Costa Marques, entre
eles:
- Distribuição de equipamentos
de informática e/ou audiovisual para todas as escolas, além de playground
para atividades recreativas dos alunos do ensino infantil.
- Instalação de Medidor
Educação Conectada nas escolas, distribuição de equipamentos de
informática para as escolas e criação de um laboratório de informática na
escola Ilton José Martins.
- Pedido de recursos ao FNDE
para aquisição de novos ônibus escolares e compromisso com a
redistribuição dos veículos em atividade para corrigir desequilíbrios de
demanda.
- Na escola Américo Casara,
houve pactuação para construção de quadra esportiva, melhoria dos
banheiros e organização da biblioteca. Duas salas de aula que tiveram
obras inauguradas, mas permaneciam sem uso, receberam mobília e
ar-condicionado e estão em funcionamento.
- Para a escola Ilton José
Martins, há uma articulação do município com o governo estadual para
melhoria da quadra esportiva. Também foi efetivada a organização da
biblioteca.
- Na escola Prefeito Ruy
Rodrigues de Almeida, o município fez pactuação com o Ministério da
Educação para construção de uma quadra esportiva; as condições dos
banheiros devem ser melhoradas a partir de pactuação com o governo estadual,
em articulação.
Em
relação aos dois municípios, foram assinaladas ainda as seguintes medidas:
- Providências para ampliação
do programa Educação em Tempo Integral. Em Costa Marques, foi aprovada uma
lei municipal com diretrizes para a ampliação e a Escola Ilton José
Martins, na zona rural, foi escolhida como projeto-piloto para 2025. Em
Alta Floresta, um Projeto Político-Pedagógico para a ampliação da Educação
em Tempo Integral está em elaboração, com participação do Conselho
Municipal de Educação e da comunidade escolar.
- Assinatura de dois termos de
ajustamento de conduta (TACs) entre o município e os Ministérios Públicos
para correção das irregularidades na utilização da conta única do Fundo de
Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos
Profissionais da Educação (Fundeb).
- Orientação para uso da
Plataforma Avamec para formação de profissionais da educação, com cursos a
distância, complemento a cursos presenciais, projetos de pesquisa,
projetos colaborativos e outras formas de apoio educacional a distância ao
processo de ensino-aprendizagem.
- Remanejamento para melhor
distribuição dos livros didáticos e portaria que trata do remanejamento,
reserva técnica, conservação, devolução, distribuição, doação, reciclagem
e o desfazimento do material didático irrecuperável ou desatualizado.
Quinta-feira, 26 de dezembro de 2024 | Porto Velho (RO)