Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

Nota sobre paralisação do transporte escolar fluvial


Atualmente o serviço de transporte escolar fluvial encontra-se 85% paralisado, ainda que a Secretaria Municipal de Educação (Semed) tenha sido comunicada informalmente pelos gestores das escolas, pelos pais e pilotos sobre a suspensão do serviço, que foi motivada, segundo eles, por falta de pagamento dos funcionários da empresa Flecha, os quais relatam atraso de 03 (três) meses de salário. A empresa não informou até o momento o real motivo da paralisação.

A Semed esclarece que não conseguiu cumprir os prazos acordados na audiência do dia 19.07.2018, pois, após análise das planilhas apresentadas pela empresa, a Controladoria Geral do Município (CGM), bem como a Comissão de Acompanhamento do Transporte Escolar, sugeriu a suspensão do pagamento da segunda parcela do reajuste, ou apenas o pagamento de 50% (cinqüenta por cento) do valor tido como devido, até que se proceda o levantamento de todos os serviços não realizados no exercício de 2016, 2017 e 2018.

Para análise do processo e das planilhas de composição de custo foi necessário uma análise minuciosa que levou ao não cumprimento do pagamento da 2ª parcela do reajuste.

A empresa apresentou a nota fiscal para efetivação do pagamento na data de 28.08.2018, conforme despacho da Comissão Gestora de Contrato, todavia, os trâmites burocráticos e administrativos para pagamento requer tempo para efetivação. A Semed informa ainda que deverá ser efetivado o pagamento da 2ª parcela do reajuste nesta segunda-feira, dia 03.09.2018.

A Semed enviou o faturamento do mês de maio na data do dia 25.06.2018 e o faturamento do mês de junho foi entregue na data de 17.07.2018, porém, a empresa entregou as notas fiscais e as certidões na data de 01.08.2018.

Por se tratar de processo judicializado, foi necessário encaminhar à Comissão de Acompanhamento do Transporte Escolar, que realizou análise das planilhas pautando-se no relatório de recomendações da CGU, relatório da equipe de fiscalização, após análise foi encaminhada à Procuradoria-Geral do Município para análise e providências necessárias, e encaminhou a esta secretaria na data do dia 31.08.2018 para recálculo dos valores devidos.

A Semed está empenhada para finalizar tal recálculo e efetivar o pagamento dos valores devidos até a data do dia 04.09.2018.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Programa Faculdade da Prefeitura ofertou mais de 1.200 bolsas de estudo na gestão Hildon Chaves

Programa Faculdade da Prefeitura ofertou mais de 1.200 bolsas de estudo na gestão Hildon Chaves

Realizar o sonho de ingressar em um curso superior é o anseio de muitos estudantes de baixa renda. Um caminho árduo diante da limitação financeira, ma

Palestra e Roda de Conversa encerram programação de Novembro Negro no IFRO

Palestra e Roda de Conversa encerram programação de Novembro Negro no IFRO

No dia 28 de novembro, o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) do Instituto Federal de Rondônia (IFRO), Campus Calama, promoverá do

Prefeitura de Porto Velho alerta para chamada escolar que começa nesta terça-feira (26)

Prefeitura de Porto Velho alerta para chamada escolar que começa nesta terça-feira (26)

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), iniciará a Chamada Escolar para o ano letivo de 2025, no período de

Mulheres rondonienses podem disputar bolsas de estudo gratuitas em Londres

Mulheres rondonienses podem disputar bolsas de estudo gratuitas em Londres

O Santander Universidades abre as inscrições para a bolsa Santander Women | SW50 Leadership 2025 – LSE. O programa oferece 50 vagas para mulheres qu

Gente de Opinião Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)