Quinta-feira, 7 de abril de 2016 - 05h24
Uma palestra dinâmica, interessante e com muito conteúdo. Esta foi a definição que os alunos e professores deram para a atividade ontem quarta feira,06, na Escola Rio Branco.
A palestra História de Rondônia, do professor, radialista e historiador Anísio Gorayeb tem cerca de uma hora e meia. Entre uma explicação e outra, o palestrante foi mostrando 75 slides que oportunizaram a interatividade dos quase quatrocentos alunos do Ensino Médio e do Salto, durante a palestra nos períodos da manhã e da tarde.
Os temas passam pela construção da famosa Ferrovia Madeira Mamoré, o surgimento de Porto Velho , (1914), a criação do Território do Guaporé(1943), a mudança para o nome de Rondônia (1956) até a criação do Estado (1981) chegando aos dias de hoje.
O historiador que leva esta atividade à escolas e faculdades há sete anos, conta que não teve muitas dificuldades para reunir o material usado em suas palestras. Nativo de Porto Velho, ele teve a ajuda de muitos amigos e da própria família, que faz parte da construção da história local. Filho de pai Funcionário Público e de mãe Enfermeira, Anísio Gorayeb juntamente com a família dele presenciou muitos fatos ocorridos na capital e no interior do Estado.
O fruto de todas estas vivências, nasceu no ano passado, com o lançamento do livro “Doces Lembranças”, com tiragem de 1000 exemplares. O livro do historiador também foi uma das atrações da palestra. Dois exemplares pela manhã e dois a tarde, foram sorteados entre os alunos participantes.
Um dos alunos, Gabriel Lucena é neto de uma das personagens do livro, uma mulher muito popular na cidade. Maria Marques Santos, conhecida como Maria do Pirralho, foi a primeira mulher a dirigir um carro Jepp em Rondônia. "Fiquei muito feliz quando ele falou da minha avó. Conhecia a história dela contada pela família, mas ouvir narrada por um historiador como o professor Anísio foi emocionante" disse Gabriel.
A professora de História da Escola Rio Banco, Maria de Fátima Galvão fez questão de assistir a palestra. "Nós só temos a agradecer pela contribuição do professor Anísio Gorayeb no aprendizado dos nossos alunos. São atividades como esta que estimulam os questionamentos dos nossos cidadãos em formação e despertam o senso crítico deles" salientou a professora.
"Atividades como esta, que colocam os alunos frente a frente com quem faz parte da construção da história do local em que vivemos é de grande importância para a direção e corpo pedagógico da Escola Rio Branco. Nossos sinceros agradecimentos ao historiador Anísio Gorayeb por mais esta valiosa contribuição", finalizou o diretor Allan Abreu.
Fonte: Escola Rio Branco / Nara Vargas
O governo de Rondônia inicia na próxima segunda-feira (13), o período de matrícula online para estudantes com deficiência e Transtorno Global do De
Programa Faculdade da Prefeitura abre inscrições para processo seletivo
As inscrições para o Processo Seletivo 2025.1, do Programa Faculdade da Prefeitura, começam na próxima segunda-feira (13) e vão até 19 de janeiro de 2
Senac abre portas para a transformação educacional e social há 79 anos
O Senac está comemorando 79 anos de história e é hoje uma referência em educação profissional no Brasil. Ao longo dessas quase oito décadas, a insti
Prefeitura de Porto Velho oferta mais 45 vagas para mestrado e doutorado em Educação Escolar
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), firmou mais um convênio com a Universidade Federal de Rondônia (Uni