Sábado, 8 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

Parceria entre Fease e Idep garante qualificação profissional a adolescentes em unidades socioeducativas


Empreendedorismo e Atendimento ao Público são os cursos iniciais oferecidos - Gente de Opinião
Empreendedorismo e Atendimento ao Público são os cursos iniciais oferecidos

O Governo de Rondônia, por meio da Fundação Estadual de Atendimento Socioeducativo (Fease), firmou um Termo de Cooperação com o Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional de Rondônia (Idep), com objetivo de inserir adolescentes em cursos de qualificação profissional, em cumprimento de Medida Socioeducativa.

Neste mês de setembro serão realizados cursos para formação inicial: Empreendedorismo e Atendimento ao Público. Os mesmos serão realizados na modalidade apostilado, com duração de 40 horas cada. Os adolescentes devem receber certificados, mediante desempenho, ensino, aprendizagem e avaliação.

Para a assessora pedagógica da Fease, Katiana Nunes, “a instituição celebra mais uma conquista com a parceria do Idep, cuja finalidade é a inclusão dos adolescentes em cursos de qualificação profissional. Entendemos que uma das políticas socioeducativas é a qualificação profissional. Ter a visão que a qualificação profissional é um caminho de romper ciclos de violência e exclusão por meio de capacitação, dar oportunidade à inserção social e confiança pelo trabalho”, destaca.

O presidente da Fease, Antônio Francisco, explica que “o fortalecimento na parte profissional fortalece ainda mais a medida socioeducativa para alcançar seu principal objetivo, que é resgatar adolescentes envolvidos em atos infracionais e levar para a parte educacional, com ações voltadas para alcançar um outro viés na vida deles. É um benefício para toda a população. O Poder Executivo está engajado nesse trabalho e agradecemos muito ao Governo do Estado por essa parceria”, afirma.

Para a presidente do Idep, Adir Oliveira, o empreendedorismo é uma das chaves para a mudança na vida dos jovens. Por esse motivo, esse tema é um dos cursos. “Queremos estimular esses jovens, especialmente os que cumprem medidas socioeducativas, para que possam empreender e garantir a mudança de vida. Montar um pequeno negócio está cada vez mais difícil, mas o aprendizado e a prática desses cursos, levam a diversas oportunidades”.

As matrículas iniciaram na segunda-feira (13) e encerram na próxima sexta-feira (17); podem ser feitas em todas as unidades socioeducativas do Estado. O curso tem início no dia 27 de setembro e vai até o dia 8 de outubro.

Gente de OpiniãoSábado, 8 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Inscrições para cursos profissionalizantes presenciais podem ser feitas até 14 de março, em Porto Velho

Inscrições para cursos profissionalizantes presenciais podem ser feitas até 14 de março, em Porto Velho

Uma variedade de cursos profissionalizantes presenciais acaba de ser lançados em Porto Velho. As inscrições podem ser realizadas até o dia 14 de mar

CBI of Miami lança maior campanha solidária de bolsas de estudo e novos cursos

CBI of Miami lança maior campanha solidária de bolsas de estudo e novos cursos

Em sua maior edição, o CBI of Miami, referência internacional na formação de especialistas em saúde mental e neurodesenvolvimento, inicia sua maior

Porto Velhoi: inscrições para o Processo Seletivo Simplificado do programa “Unidos pela Educação” terminam nesta quinta-feira

Porto Velhoi: inscrições para o Processo Seletivo Simplificado do programa “Unidos pela Educação” terminam nesta quinta-feira

Encerram nesta quinta-feira (6), as inscrições para o Processo Seletivo Simplificado para a contratação de voluntários que atuarão no programa “Unidos

 Projeto da UNIR busca soluções para aquicultura

Projeto da UNIR busca soluções para aquicultura

Com o objetivo de promover a integração e o fortalecimento da cadeia produtiva da aquicultura, docentes da Universidade Federal de Rondônia (UNI

Gente de Opinião Sábado, 8 de março de 2025 | Porto Velho (RO)