Em visita ao governo de Rondônia, realizada na manha desta sexta-feira (13), o deputado federal do estado do Amapá, Sebastião Bala Rocha, defendeu a ampliação do numero de doutores na Amazônia como forma de incentivo ao crescimento econômico e social da região. O parlamentar, que participa do 4º Fórum de Reitores das Instituições Federais de Ensino Superior da Região Norte, foi recepcionado pelo chefe da Casa Civil, Marco Antônio de Faria.
Sediado pela Fundação Universidade Federal de Rondônia, o evento reúne reitores de todas as universidades federais da região norte e o ponto alto do encontro será a discussão do programa de Fixação de Doutores na Amazônia, que contará ainda com a presença do professor doutor Carlos Alexandre Netto, reitor da UFRGS e representante da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e do deputado federal do Acre, Sibá Machado.
“Com este projeto temos o intuito de fixar doutores na Amazônia e a meta é de 10 mil doutores em dez anos”, afirma o deputado do Amapá que citou um estudo do Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (Inpa) que compara a relação direta entre o Produto Interno Bruto (PIB) e o numero de doutores na região.
Coesão
“Venho também convidar o governador, pois faremos uma visita ao Ministro da Educação em Brasília e precisamos mobilizar a bancada Amazônica para a aprovação da PEC 290/2013 que trata da participação e incentivo nas áreas de ciência, tecnologia e inovação”, explica Bala Rocha.
O segundo objetivo da visita foi o restabelecimento do fórum de governadores e prefeitos da Amazônia. “Queremos propor que os governadores voltem a se reunirem em fóruns permanentes para debater as demandas, já que são eles os conhecedores e precisamos desse apoio, unindo também nossas instituições como Basa e Suframa”, ressalta o parlamentar.
“Somos conhecedores de que, com apoio político, é possível fortalecer ainda mais o fórum”, frisou o chefe da Casa Civil que estendeu um convite ao deputado federal para conhecer o complexo hidrelétrico do Madeira em sua próxima visita.
Fonte: Romeu Noé
Foto: Ítalo Ricardo
Fonte: Decom
Sexta-feira, 10 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)