Segunda-feira, 21 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

Pesquisa da UNINASSAU Cacoal é publicada em Revista Nacional

Instituição tem contribuído para o conhecimento científico em diversas áreas


Bruna Naielly Kloos Oliveira - Gente de Opinião
Bruna Naielly Kloos Oliveira

Um importante artigo relacionado à saúde foi desenvolvido pela UNINASSAU Cacoal e publicado em uma das Revistas científicas mais relevantes do país, a Brazilian Journal of Surgery and Clinical Research. A pesquisa denominada “Coronectomia em terceiros molares inferiores na prevenção de parestesia: relato de caso” foi produzida pela estudante do curso de Odontologia da instituição, Bruna Naielly Kloos Oliveira, com a orientação do docente Rogério Bonfante Moraes. 

 

O estudo retrata um dos procedimentos realizados com frequência pelos cirurgiões-dentistas que é a remoção de terceiros molares inferiores. De acordo com profissionais da área, esses dentes comumente estão inclusos e apresentam íntima relação de proximidade com o canal mandibular e o nervo inferior. 

 

“Esse tema é muito interessante pois fala dos dentes do siso, que é um dente que praticamente todo mundo tira e existem sempre riscos. Neste caso, utilizamos uma técnica que reduz o risco de a pessoa ficar com uma dormência permanente no rosto. É algo de grande utilidade pública, divulgar para os outros profissionais esse tipo de assunto”, explica Rogério Bonfante.

 

Durante a pesquisa concluiu-se que a técnica da Coronectomia é eficaz para prevenir e reduzir lesões nervosas iatrogênicas em terceiros molares, apresentando baixas taxas de complicações e grande segurança a longo prazo. A técnica consiste na secção e extração da coroa dental e a porção cervical da raiz, enquanto o remanescente apical é deixado no seu lugar natural. 

 

De acordo com a autora do artigo Bruna Naielly Kloos, a UNINASSAU Cacoal junto com o corpo docente foi fundamental para que ela pudesse alcançar seus objetivos enquanto estudante. “Meus professores são super capacitados, me ensinaram muito, além de servirem de inspiração para mim, para me tornar a profissional que eu sonho em ser. Por meio da instituição tive a oportunidade de apresentar o artigo no Simpósio de Iniciação Científica da instituição, o que foi uma preparação para o sucesso da pesquisa”, afirma Bruna Kloos.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 21 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Olimpíada de Administração abre inscrições para edição de 2025

Olimpíada de Administração abre inscrições para edição de 2025

Mostrar o valor da sustentabilidade nas organizações e formar profissionais mais conscientes. Esse é o principal objetivo da 2º Olimpíada Brasileira

Professora de Cabixi (RO) é homenageada por projeto que promove igualdade racial na educação

Professora de Cabixi (RO) é homenageada por projeto que promove igualdade racial na educação

A professora Kerlen Patricia de Oliveira Souza, da Escola Municipal Chico Soldado, localizada no município de Cabixi (RO), foi homenageada com um Vo

Campanha de arrecadação de livros marca o Dia do Livro Infantil em parceria com a AJEB-RO

Campanha de arrecadação de livros marca o Dia do Livro Infantil em parceria com a AJEB-RO

Em comemoração ao Dia Nacional do Livro Infantil, celebrado em 18 de abril, a Biblioteca Municipal Francisco Meireles, em parceria com a Associação

Deficiente auditivo destaca importância do aprendizado de Libras

Deficiente auditivo destaca importância do aprendizado de Libras

O jovem Gabriel Franco dos Santos, 25 anos, disse que o aprendizado de Libras, a Língua Brasileira de Sinais, pela população ouvinte, tem um impact

Gente de Opinião Segunda-feira, 21 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)