Domingo, 2 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

Piso salarial dos professores tem reajuste acima da inflação

Profissionais da rede pública da educação básica passam a ganhar no mínimo R$ 4.867, aumento de 6,27%


Piso salarial dos professores tem reajuste acima da inflação - Gente de Opinião

O Governo Federal reajustou o Piso Salarial Nacional do magistério público da educação básica em 6,27%. O valor mínimo definido para o exercício de 2025 é de R$ 4.867,77 para a rede pública de todo o país, com jornada de 40 horas semanais. O anúncio feito pelo ministro Camilo Santana (Educação) na noite de quinta-feira em seu perfil nas redes sociais e oficializado nesta sexta pela manhã, com a Portaria Nº 77/2025 publicada no Diário Oficial. 

O aumento ficou acima da inflação oficial, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que fechou o ano passado em 4,83%, e acima da inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), calculada em 4,77% no acumulado de 2024. "Valorização dos nossos professores", resumiu o ministro na postagem na rede social X. 

As remunerações dos profissionais da educação básica são pagas por prefeituras e estados a partir de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), bem como de complementações da União. Como os salários dos professores são pagos pelas redes de ensino, cada estado e município precisa oficializar o valor por norma própria. 

PISO SALARIAL — Sancionada em 16 de julho de 2008, a Lei nº 11.738 estabelece o Piso Salarial Profissional Nacional para os profissionais do magistério público da educação básica. De acordo com a norma, o piso é a base para professores com formação em nível médio. Todos os anos, cabe ao Ministério da Educação realizar os cálculos do índice de reajuste e publicar a portaria com os novos valores. 

Por determinação legal, o MEC calcula o reajuste do piso usando o mesmo percentual de crescimento do Valor Anual Mínimo por Aluno (VAF mínimo), publicado na terceira atualização do Fundeb. Para chegar a 6,27%, o MEC calculou a variação percentual entre o VAF mínimo publicado na terceira atualização do Fundeb de 2024 e de 2023. 

“O piso foi criado em 2008. Foi uma forma de assegurar que o magistério tivesse uma referência de remuneração equivalente a 40h. Em geral, ele tem assegurado, desde então, ganho real ao professor. Essa trajetória de valorização foi possível nos últimos 15 anos em função da lei do piso”, afirma o secretário substituto da Secretaria de Articulação Intersetorial e com os Sistemas de Ensino (Sase), Armando Simões.

Gente de OpiniãoDomingo, 2 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prefeitura de Porto Velho promove semana pedagógica nas escolas da rede pública municipal

Prefeitura de Porto Velho promove semana pedagógica nas escolas da rede pública municipal

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realiza, de 3 a 7 de fevereiro, atividades relacionadas à semana

Inscrições para cursos na Escola Móvel de Informática estão abertas até dia 4, em Porto Velho

Inscrições para cursos na Escola Móvel de Informática estão abertas até dia 4, em Porto Velho

Capacitação tecnológica integra a estratégia de expansão do ensino profissionalizante em Rondônia. Por esse motivo, a Escola Móvel de Informática do

Programa Faculdade da Prefeitura de Porto Velho convoca pré-selecionados

Programa Faculdade da Prefeitura de Porto Velho convoca pré-selecionados

A Prefeitura de Porto Velho, por meio do Programa Faculdade da Prefeitura, convoca pré-selecionados que participaram do Processo Seletivo 2025/1, para

Medicina Veterinária estuda uso terapêutico da pele de tambaqui

Medicina Veterinária estuda uso terapêutico da pele de tambaqui

O Departamento Acadêmico de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), do Campus de Rolim de Moura, desenvolve uma pesquisa in

Gente de Opinião Domingo, 2 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)